ICL Notícias
Margareth Signorelli

Especialista em Relacionamentos pelo Método Gottman. Pós-graduada em Sexualidade pelo PROSEX- Faculdade de Medicina da USP. Gold Standard e Optimal EFT terapeuta. Autora do livro “Os 4 Pilares para uma vida feliz e saudável com EFT”. Criadora e Idealizadora de cursos de Autoaplicação da Técnica EFT, de Relacionamentos e de Formação de Terapeutas na Técnica EFT.

Colunistas ICL

Se apaixonou por alguém do trabalho? E agora?

Marque uma conversa com a pessoa e diga que infelizmente se deixou envolver,
22/11/2023 | 04h59

Se apaixonar pelo(a) seu(sua) chefe ou por alguém no ambiente de trabalho é uma responsabilidade maior do que se apaixonar por qualquer outra pessoa, pois você pode correr o risco de se dar mal e até perder seu emprego.

Em primeiro lugar, vamos entender alguns pontos importantes:

– Você é correspondido(a)?

– Quais as regras da empresa?

Partindo do princípio de que a empresa não tem nenhuma restrição em relação a relacionamentos amorosos, ainda assim existe uma responsabilidade mútua.

Vou exemplificar duas situações diversas.

Você não é correspondido(a), mas a outra pessoa percebeu que você se apaixonou por ela- Aqui você pode ter duas atitudes: usar sinceridade, expondo seus sentimentos ou se omitir.

Se decidir falar a sua verdade, marque uma conversa com a pessoa e diga que infelizmente se deixou envolver, mas que não deixará, de forma alguma, que isto interfira na sua atuação no trabalho. Após esta conduta, você precisa procurar ajuda para superar o que não começou e nem tem previsão de começar, para entender que um relacionamento é muito mais do que a atração ou a admiração que adquirimos por alguém.

Em um relacionamento amoroso existem duas pessoas que se propõem a se conhecerem mais profundamente e essa admiração, atração e amor deve crescer com o convívio mútuo. Com o tempo e mais intimidade cada um perceberá quem realmente é o outro, a partir da observação de como ele se relaciona com pessoas, suas atitudes, valores e interesses.

Estes e muitos outros detalhes podem mudar profundamente a visão sobre a pessoa escolhida, levando da paixão à aversão, mas para isso é preciso se relacionar para descobrir, senão você viverá um Amor Platônico.

É bom ter a consciência de que ninguém tem um relacionamento amoroso solitário. Precisamos de duas pessoas, que neste exemplo acima, não irá acontecer, então não tem como sustentar este amor ilusório.

Outra situação é em que você é correspondido(a), mas o outro pede segredo- Aqui, você pode perceber, que se não der certo, você corre o risco de se machucar e até perder seu emprego, principalmente se a outra pessoa for seu(sua) chefe.

Em uma ligação entre duas pessoas deve existir responsabilidade mútua para que os dois se sintam aceitos, respeitados e assumidos. Isso tem que ser acordado entre vocês e pesado se estão preparados para expor na empresa este começo de relação ou mesmo se estão dispostos a esperar que realmente se torne algo que mereça ser anunciado publicamente. Ter a compreensão de que existem consequências que os dois terão que enfrentar juntos.

O importante nessas duas situações é cuidar de você em primeiro lugar e se tiverem que estar juntos, que seja de uma forma em que os dois sejam valorizados, se sintam pertencer e possam ter um relacionamento saudável e equilibrado.

É importante saber se você está preparado(a) a se aventurar viver algo que leva tempo para ser construído, não querer brincar com os sentimentos do outro e nem arriscar se machucar profundamente. Os questionamentos acima podem lhe ajudar a ponderar um pouco mais seus impulsos e repensar suas atitudes, mas se não ousar viver esta experiencia, como saber?

Grande abraço,

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail