A terceira semana de janeiro começa com risco de temporais e ventanias no Sul e muito calor no Sudeste. A formação de um ciclone extratropical em alto mar, entre a costa do Uruguai e a do Rio Grande do Sul, vai dar origem a uma frente fria entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que alivia o calor e traz chuvas fortes e ventos de alta velocidade na região.
As quatro capitais da região Sudeste terão temperaturas bastante elevadas durante a tarde. No Rio de Janeiro, a máxima prevista é de 40 °C, que pode levar a cidade a registrar um novo recorde de calor. No estado de São Paulo, a região do Triângulo Mineiro e o sul de Minas Gerais e no Espírito Santo, a semana começa com sol, calor e atenção para chuva moderada a forte. Pouca chuva está prevista para as capitais Belo Horizonte, Paulo e Vitória para a segunda-feira (20).
No Sul, os ventos devem ser mais intensos no litoral, com rajadas em torno de 90 km/h e chegando aos 100 km/h em algumas localidades. O ciclone extratropical que começa a subir do RS a SC ajuda na formação de nuvens carregadas. O interior de Santa Catarina começa a semana com alerta para temporais e a chuva avança para algumas regiões do Paraná. Há perigo de chuva intensa e volumosa no sul e no leste gaúcho, o que inclui a Grande Porto Alegre.
No mapa elaborado pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), as áreas em verde-escuro indicam as regiões com maior probabilidade de temporais.

A semana começa tempo quente e abafado em quase todas as capitais do Brasil (Fonte: InMet)
Frente fria ameniza calor em várias capitais
No Centro-Oeste, a umidade aumenta em Mato Grosso do Sul, que começa a semana com sol, tempo abafado e risco de temporais e ventos moderados a forte. Campo Grande fica em alerta para tempestades na segunda-feira (20). A chuva acontece de forma mais irregular em Goiás e no Distrito Federal, mas ainda dá risco de alguns temporais localizados, especialmente na divisa de Goiás com o Mato Grosso e em Cuiabá. Brasília começa a semana com mais sol e pancadas isoladas.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) estimula nuvens bastante carregadas desde o leste do Amapá até o litoral do Ceará. Por isso, a região Norte do Brasil tem uma segunda-feira (20) de tempo abafado, com pancadas a qualquer momento e risco alto para alguns temporais. Alerta no Pará, norte do Tocantins, centro-sul e leste do Amazonas, estado de Rondônia e no oeste e noroeste de Mato Grosso.
Pouca chuva na costa leste do Nordeste, na região que vai do Sul da Bahia até o Rio Grande do Norte, que segue cl dom calor intenso e nuvens carregadas no final das tardes e à noite. Maranhão e Ceará tem alerta para chuvas fortes e ventanias.
Relacionados
Previsão do tempo: sistema de baixa pressão no Paraguai influencia o clima no Brasil
Zona de Convergência Intertropical também ajuda a trazer mais instabilidades climáticas para áreas no país
Previsão do tempo: Frente fria muda o tempo nesta terça em várias regiões do Brasil
A entrada de ar frio após a passagem do sistema contribui para a queda nas temperaturas em alguns estados
Previsão do tempo: capitais em alerta e fortes chuvas no Nordeste nesta sexta-feira
Chuvas devem predominar hoje (11) e durante o fim de semana; alertas são emitidos