A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que as regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste do País vão enfrentar tempestades e ventanias nesta segunda-feira (25). As áreas vão ter chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60–100 km/h).
No Mato Grosso, em Goiás, no Tocantins e na Bahia, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Alagoas e Sergipe também vão ter chuvas e ventos fortes, com alerta de perigo potencial do Inmet.
Tempestades: veja como se proteger
A recomendação do Inmet é para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, a população não deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda em tempestades.
O instituto orienta, ainda, que, com a possibilidade de tempestades com descargas elétricas, as pessoas desliguem os seus aparelhos elétricos e o quadro geral de energia de suas casas, quando possível.
Previsão do tempo para o Sul e Sudeste
Na região Sul, o Rio Grande do Sul deve ter ventos intensos vindos da costa. Com a intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, pode existir um movimento das dunas de areia sobre construções na orla.
No Sudeste do Brasil, somente o Norte de Minas Gerais terá perigos potenciais para chuvas. O resto dos estados da região não devem ter grandes acumulados de chuva. Em São Paulo, a previsão é de dia com poucas nuvens no céu. A máxima prevista para a capital paulista é de 31 °C e a mínima é de 16 °C.
Deixe um comentário