O tempo instável, com chuvas e temporais em várias partes do Brasil, persiste na terça-feira (28). De cordom com a previsão do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), são esperadas chuvas volumosas em vários estados do Brasl, com destaque para os do Sudeste.
A expectativa é que, entre quarta-feira (29) e domingo (2 de fevereiro), várias áreas na região Sudeste recebam entre 100 mm a quase 250 mm. Volumes de chuva desta ordem podem causar grandes alagamentos em centros urbanos, enxurradas, encharcamento do solo, deslizamentos de terra, transbordamento de córregos e alguns rios e enchentes.

Mapa elaborado pelo Inmet destaca áreas com perigo potencial para tempestades (Fonte: Inmet)
Veja previsão de chuvas por região
Na Região Norte, o calor e a alta umidade provocarão pancadas de chuva. As chuvas podem superar 80 mm em áreas pontuais do norte do Amazonas, oeste do Pará e Amapá. Em grande parte de Roraima e noroeste do Pará, também chive, mas em menor volume.
Na Região Nordeste, a previsão indica chuva no interior da região, com possibilidade de chuvas fortes no Maranhão, Piauí, oeste da Bahia e norte do Ceará. No litoral leste da Região, as chuvas ficam abaixo de 20 mm.
Na Região Centro-Oeste, a combinação de calor e umidade favorecerá a persistência de áreas de instabilidade proporcionando chuvas em toda região, com acumulados entre 30 e 60 mm. Além disso, estão previstas temopestade em áreas pontuais do nordeste do Mato Grosso, nordeste do Mato Grosso do Sul e grande parte do Goiás, com volumes de chuva acima dos 150 mm em algumas localidades (tons de rosa).
Na Região Sudeste, a instabilidade provocará chuvas com acumulados acima de 50 mm em São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais, além do centro-sul do Rio de Janeiro. No nordeste de Minas Gerais e Espirito Santo, estão previstas chuvas mais moderadas.
Na Região Sul, o calor combinado à umidade favorecerá a formação de instabilidades, com acumulados de precipitação acima de 50 mm em quase toda região. Em algumas áreas do oeste do Paraná, de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, as chuvas serão volumosas. No sul do Rio Grande do Sul, a

Chuvas fortes tem causado alagamentos, deslizamentos de terra e outros transtornos em São Paulo (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
Alerta para mais chuvas em São Paulo
No estado de São Paulo, grandes volumes de chuva são esperados para toda a divisa com Minas Gerais, desde o norte do estado até a serra da Mantiqueira, além do Vale do Paraíba e do litoral norte paulista. Uma das regiões que vão ficar em alerta nos próximos dias é a Grande São Paulo, que poderá sofrer com novos eventos de chuva muito forte e problemática como, ocorreu na semana passada.
Há risco de chuva forte na Grande São Paulo em todos os dias da semana, à tarde e à noite. A previsão é de vários eventos de chuva forte, especialmente na quinta-feira (30), na sexta-feira (31) e no sábado (1 de fevereiro), com potencial para alagamentos e outros transtornos.
Relacionados
Previsão do tempo: sistema de baixa pressão no Paraguai influencia o clima no Brasil
Zona de Convergência Intertropical também ajuda a trazer mais instabilidades climáticas para áreas no país
Previsão do tempo: Frente fria muda o tempo nesta terça em várias regiões do Brasil
A entrada de ar frio após a passagem do sistema contribui para a queda nas temperaturas em alguns estados
Previsão do tempo: capitais em alerta e fortes chuvas no Nordeste nesta sexta-feira
Chuvas devem predominar hoje (11) e durante o fim de semana; alertas são emitidos