Sessão na Câmara de SP é interrompida após vereadora do Novo ser acusada de racismo

Ofensa ocorreu durante debate sobre reajuste salarial dos servidores municipais
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Por Carolina Bataier e Igor CarvalhoBrasil de Fato

Durante sessão no plenário da Câmara Municipal de São Paulo, que analisou e aprovou o reajuste salarial dos servidores municipais, a vereadora Luana Alves (Psol) acusou Cris Monteiro (Novo) de racismo e pediu a suspensão dos trabalhos.

Após Alves falar no plenário, Monteiro foi até o microfone se manifestar e, tentando atacar os servidores que estavam nas galerias, afirmou que “uma mulher branca, bonita e rica incomoda muito”.

“Enquanto vocês falaram, ninguém se manifestou. Agora, quando veio uma mulher branca falar a verdade, vocês ficam nervosos. Uma mulher branca, bonita e rica incomoda muito vocês. Mas eu estou aqui representando uma parte importante da população”, disse Cris Monteiro.

Alvo da fala, Luana pediu que a sessão fosse interrompida. No entanto, o presidente da Câmara, Ricardo Teixeira (UB), determinou apenas um intervalo de dez minutos.

Após o retorno da sessão, a vereadora do Psol voltou ao microfone para lamentar a pouca atenção dada ao caso.

“Não podia deixar de deixar registrado aqui que hoje aconteceu um fato muito grave, que foi uma fala com teor racista. Deveria ter sido interrompida essa sessão por mais tempo, e que infelizmente fica para a biografia do presidente da Câmara como algo negativo”, declarou Luana Alves.

Alves informou ainda que encaminhará denúncia contra a parlamentar do Novo à Corregedoria da Câmara.

CAMARA
Luana Alves foi a mulher mais jovem a ser eleita e a primeira mulher negra reeleita para a Câmara Municipal em São Paulo (Foto: Reprodução)

A fala gerou reações também nas redes sociais. “Racismo e preconceito puro e simples e ainda tentando fazer o tal racismo reverso por ser branca”, afirmou o vereador Toninho Véspoli (Psol) em sua conta no X.

Presidenta do Psol em São Paulo (SP), Débora Lima, também criticou a vereadora do Novo em suas redes sociais. “A vereadora Cris Monteiro, em um ataque de sinceridade, mostra o que essa gente realmente pensa e deu uma aula de como falar que é racista sem falar que é racista.”

A sessão foi interrompida por mais de 20 minutos. A vereadora do Novo retornou à tribuna e pediu desculpas pelo episódio.

“Gostaria de lamentar profundamente as minhas falas. Não foi a minha intenção, como parlamentar. Lamento profundamente e espero que as pessoas que se sentiram ofendidas entendam que não foi a minha intenção ofender ninguém – nem na galeria, nem meus colegas parlamentares”, disse.

Proposta de reajuste foi aprovada pela Câmara

Com 34 votos favoráveis e 17 contrários, a proposta enviada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) à Câmara Municipal, que dispõe sobre reajustes salariais dos servidores municipais, foi aprovada na última terça-feira pela Câmara dos Vereadores de São Paulo.

A proposta prevê correção de 2,6% a ser aplicado a partir de maio deste ano e um segundo reajuste de 2,55% a partir de maio de 2026. A taxa está abaixo da inflação acumulada desde a última correção.

Carregar Comentários
Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail