Pelo menos sete condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 e considerados foragidos pela Justiça brasileira formalizaram pedido de asilo político ao governo da Argentina.
Segundo o site argentino La Política Online, as solicitações foram feitas junto ao Ministério do Interior. O grupo teria se apresentado à Comissão Nacional para Refugiados da Argentina entre os dias 5 e 21 de maio.
A Polícia Federal atualmente está na fase de listar quantos brasileiros investigados ou condenados pelos ataques aos Três Poderes com mandados de prisão estão na Argentina.
Após fazer o levantamento, a relação de nomes será enviada ao STF (Supremo Tribunal Federal), que fará os pedidos de extradição à Argentina. Caberá ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, enviar ao Ministério da Justiça a documentação relativa ao pedido.
O DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional), do Ministério da Justiça, depois de analisar os documentos, envia o processo ao Ministério de Relações Exteriores. O Itamaraty por sua vez, envia o caso para o órgão homólogo ao DRCI na Argentina.
Extradição de foragidos
Na segunda-feira passada (10), o porta-voz do governo da argentino, Manuel Adorni, afirmou que o país analisará caso a caso os pedidos de refúgio de brasileiros investigados ou acusados pelos ataques ao 8 de janeiro.
Segundo Adorni, a concessão do refúgio dependerá de critérios de legalidade e de “factibilidade”. O porta-voz ainda afirmou que não é possível antecipar decisões e que o país fornecerá informações solicitadas ao Brasil como determina a lei.

Policiais militares observam ação de golpistas no 81/ (Foto: Joedson Alves/Agência Brasil)
PF prende 49 foragidos
No dia 6 de maio, a Polícia Federal prendeu, em mais um desdobramento da Operação Lesa Pátria, 49 foragidos ou em risco de fuga.
A ação visava cumprir 208 mandados de prisão preventiva em 18 estados e no Distrito Federal para a captura de investigados e condenados vinculados aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Deputados brasileiros na Argentina
Os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Júlia Zanatta (PL-SC), Marcel Van Hattem(Novo-RS) e Rodrigo Valadares (União-SE) aproveitaram a participação nesta quinta-feira (30) em um evento no Congresso da Argentina para pedir que os brasileiros foragidos pelos ataques golpistas de 8 de janeiro sejam recebidos como exilados políticos.
Os parlamentares bolsonaristas participaram do evento “Censura- Liberdade de expressão e direitos humanos no Brasil”, promovido pela deputada argentina Maria Celeste Ponce, aliada de Javier Milei.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Uso de passaporte italiano e voo para Atlanta: os bastidores da fuga de Zambelli
Deputada saiu do Brasil por via terrestre, entrou na Argentina com passaporte italiano e, de Buenos Aires, voou para Atlanta (EUA)
Milei satiriza Ricardo Darín após ator criticar preços na Argentina
Incontáveis memes invadiram as redes sociais da Argentina, após o ator Ricardo Darín sugerir preço absurdo para empanadas
Cientistas argentinos se vestem de ‘O Eternauta’ em protesto contra Javier Milei
Pesquisadores, professores e estudantes se juntaram em frente à sede do Conicet para chamar a atenção para as dificuldades sem precedentes que estão enfrentando