O Ministério das Comunicações anunciou que mais 432 municípios brasileiros poderão contar, a partir de segunda-feira (23), com a ativação do sinal 5G. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a faixa de 3,5 GHz, que é necessária para a implementação da quinta geração de redes móveis nessas localidades.
Entretanto, a liberação pela agência não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nessas cidades. Isso porque, explica o governo, a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento de cada empresa que presta do serviço.
“O MCom tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Contando com os 432 municípios que terão o sinal liberado, o ministério diz que serão, no total, 2.456 as cidades liberadas para utilização das estações do 5G Standalone. A estimativa é de que isso beneficie 156 milhões de brasileiros – 73% da população.
PAINEL ACOMPANHA FLUXO DE DADOS
A Anatel disponibiliza painel de dados apresentando os municípios em que a faixa de 3,5 GHz já está liberada e, também, o planejamento aprovado para as próximas liberações.
A pasta afirma que o atual planejamento da Anatel prevê que o país chegará, em junho de 2024, com 3.677 municípios liberados.
Deixe um comentário