A onda de calor que chegou ontem ao Sudeste mantém o tempo estável, com temperaturas altas e pouca probabilidade de chuva. São Paulo e Rio, que fazem seus desfiles de escolas de samba, devem ter tempo firme inclusive nas noites e madrugadas.
A previsão é de mínima de 20°C e 22°C, que costuma ocorrer nas noites e madrugadas, para boa parte dos dias de Carnaval em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente.
De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), só estão previstas chuvas para a região Norte e o norte da região Nordeste. Essas áreas estão sob influência de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que porovica tempestades e alto volume de água. Toda a àrea que vai do nordeste do Pará até o norte do Ceará, incluindo as capitais Belém, São Luís e Fortaleza, está com alerta vermelho (grande perigo) para chuvas intensas.

Em São Paulo, que deve ter saída de 600 blocos de rua, a previsão é de muito calor e tempo estável (Foto: Divulgação)
Veja como fica o calor nas capitais
Em São Paulo, a previsão é de um Carnaval com termômetros até 34°C. Segundo o site Climatempo, a tendência é de dias com muitas horas de sol for e pouca chuva.
No Rio de Janeiro, apesar de se enquadrar somente na área de calor intenso, com 3ºC a 5ºC acima da média para o período, também deve ter dias de muito sol e calor. As máximas podem chegar a 38°C no sábado (1) e domingo (2), sem previsão de chuva.
O tempo em Salvador também fica quente, mas com possibilidade de pancadas de chuva. A previsão é de máxima de até 32°C e bastante sol. Em Recife, as máximas devem ficar na casa dos 30°C com sol e nuvens em boa parte dos dias. Há possibilidade de pancadas de chuva durante o dia e também à noite ao longo do carnaval.
Relacionados
Rebaixamento no Carnaval do Rio gera pressão de políticos e Liesa vai discutir anulação de queda
Unidos de Padre Miguel entrou com recurso na liga momentos após a apuração
Previsão do tempo: veja onde pode chover nesta segunda-feira
Confira as regiões do país que devem ter pancadas de chuva hoje, segundo a Climatempo.
Chuva deixa um morto, 171 mil sem luz e provoca caos em São Paulo
Todo o estado de São Paulo foi colocado sob alerta amarelo do Inmet, de perigo potencial para chuva