O recente conflito entre Israel e o Hamas torna ainda mais difícil a criação do Estado Palestino. Em entrevista ao ICL Notícias 1, o analista geopolítico Rogério Anitablian disse que extremistas de direita e fundamentalistas no governo israelense não estão dispostos a discutir a questão.
“A solução de dois Estados, garantindo a segurança e a coexistência pacífica para ambos os povos, é cada vez mais difícil entre Israel e Palestina”, avaliou Anitablian.
Segundo o analista, um dos principais obstáculos a uma solução viável é o desequilíbrio demográfico, à medida que a população árabe dentro de Israel e das suas fronteiras continua a crescer.
“As questões da pressão demográfica e do privilégio dos cidadãos judeus em Israel precisam de ser abordadas”, disse Anitablian.
Relacionados
Outro brasileiro sofre fome e maus tratos na prisão onde primo morreu em Israel, diz Fepal
'Salah é inocente. O governo brasileiro precisa pressionar para que ele não sofra o mesmo destino que Walid', suplica a mãe
Corrente de solidariedade tenta tirar Assmaa dos bombardeios de Gaza: ‘Não aguento mais’
Ela viveu no Brasil dos 4 aos 18 anos. Sobre o massacre em Gaza, questiona: “O que o mundo ainda está esperando?”
Com viés crítico a Israel, pós-graduação em RI pode ter convênio com PUC-SP encerrado
Fundasp, mantenedora da PUC, não assinou, até hoje, a renovação do convênio, que está com a instituição desde agosto; Professor fala em 'questão política'