A previsão do tempo para esta quinta-feira (13) aponta que as chuvas e os alagamentos vão seguir em boa parte do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em algumas áreas do Sul, Norte e Sudeste os acumulados podem ficar entre entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.
Por conta dos perigos, em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é importante que a população não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, também é recomendável que aparelhos elétricos e quadro geral de energia sejam desligados durante as tempestades para evitar maiores riscos.
Previsão do tempo
Região Sul
No Sul, o tempo fica estável em grande parte do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e do Paraná. Há possibilidade de chuva, que pode ser forte, em áreas do centro-norte e leste paranaense, centro-leste catarinense e na faixa litorânea gaúcha.
Região Sudeste
No Sudeste, a chuva se espalha por São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro com condição para pancadas fortes e com raios. No Espírito Santo e norte de Minas Gerais, o predomínio é de tempo firme.

Em algumas áreas do Sul, Norte e Sudeste, os acumulados de chuva podem ficar entre entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.
Região Centro-Oeste
No Centro-Oeste, há possibilidade de chuva no Mato Grosso e no noroeste de Goiás pela manhã. A partir da tarde, a chuva se espalha por todos os estados da Região e pode cair forte.
Região Nordeste
No Nordeste, o dia será de tempo firme pelo interior da Bahia, centro-sul do Piauí e do Ceará e no sertão. Chove isolado de Salvador até Natal. Há chance de chuva forte no Maranhão e norte do Piauí.
Região Norte
No Norte, há previsão de chuva moderada a forte entre o Pará e o Amapá. No Acre, em Rondônia, Amazonas e Roraima, pancadas alternadas com períodos de melhoria, mas não se descartam temporais, segundo os meteorologistas do “Canal Rural”.
Em SP, chuva deixa um morto e 171 mil sem luz
Parte da cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde da última quarta-feira (12). A Defesa Civil estadual emitiu “alerta severo” para celulares às 16h55 para as zonas oeste e norte, além do centro. Uma pessoa morreu.
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma árvore caiu sobre um táxi na avenida Senador Queiroz, na região da Sé. O motorista do veículo foi atingido e morreu. O caso ocorreu pouco depois das 17h. Outras duas pessoas que estavam no veículo foram socorridas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas o estado de saúde delas não foi informado.

Em SP, chuva deixa um morto e 171 mil sem luz.
A tempestade que atingiu a cidade provocou caos em diferentes regiões. Há relatos de granizo, árvores derrubadas e vidros quebrados pela força do vento, além de 171 mil pessoas sem luz na área atendida pela Enel no início da noite.
O Corpo de Bombeiros disse ter recebido 158 chamados para queda de árvores, quatro para enchentes e três para desabamentos.
Relacionados
Previsão do tempo: Frente fria avança pelo litoral e provoca temporais
Sistemas meteorológicos atuam sobre o país, provocando chuvas intensas em alguns pontos
Semana começa com chuvas intensas em diversas regiões do Brasil
Instabilidade no tempo exige atenção, especialmente no setor agropecuário
Previsão do tempo: saiba como fica o clima hoje e no final de semana
Calor atinge parte do país, enquanto temporais seguem em diversas regiões ao longo do final de semana