A previsão do tempo dos meteorologistas do Canal Rural aponta que o centro-oeste e o sudeste do Brasil devem seguir com tempo firme e seco, com possibilidade de altas temperaturas em algumas áreas, no início deste semana. Na região sul, há possibilidade de chuva volumosa.
Veja a previsão do tempo:
Região sul
O início da semana será marcado por tempo instável na região sul do Brasil, sobretudo no Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (19), o extremo sul do RS terá chuva irregular.
A partir de quarta-feira (21), temporais são esperados no Rio Grande do Sul devido à uma nova frente fria. Há riscos de granizo, ventos de até 80 km/h, alagamentos e deslizamentos de terra. Os acumulados de chuva podem ser superiores a 150 mm no sul do estado.
As demais áreas do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná também ficam em alerta para o tempo severo a partir de quarta ou quinta-feira (22). No norte do Paraná, o tempo permanece estável e quente.
Região sudeste
No Sudeste, o tempo segue firme e seco em toda a devido à atuação de uma área de alta pressão. As temperaturas permanecem elevadas, com máximas que podem chegar a 38 °C no interior de São Paulo.
Região centro-oeste
No Centro-Oeste brasileiro, a semana também começa com ar seco, sem previsão de chuva e com temperaturas elevadas. A umidade relativa do ar permanece abaixo de 30%.
Com uma onda de calor no Centro-Oeste, as temperaturas podem chegar a 42 °C, em Alta Floresta (MT), e 40 °C em algumas áreas do Mato Grosso do Sul.
Região nordeste
O ar seco predomina no Maranhão, Piauí, Ceará, e no interior de estados como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia. Na faixa litorânea, há previsão de sol com pancadas moderadas de chuva e acumulados de até 20 mm. Na faixa leste da Bahia, os volumes podem chegar a 30 mm.
Região norte
A semana começa com calor e alta umidade no Acre, norte de Rondônia, Roraima e noroeste do Pará, com pancadas de chuva irregulares. O tempo permanece firme nas demais áreas, com temperaturas elevadas.
Nos próximos cinco dias, a chuva se concentra no extremo norte do Pará, Amapá, Roraima, Rondônia e faixa oeste do Amazonas, com volumes entre 10 e 20 mm. Ainda não há previsão do retorno da chuva ao Tocantins e ao centro-sul do Pará.
SAIBA MAIS:
Saiba o que esperar do clima em agosto nas diferentes regiões brasileiras
Deixe um comentário