ICL Notícias
País

Tarcísio diz que não investirá em câmeras de PMs, apesar de estudos atestarem eficácia

Uso do equipamento pela PM-SP evitou 104 mortes em dezembro de 2022, comprovou FGV
02/01/2024 | 13h04

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), admitiu, nesta terça-feira (2), que durante a gestão não irá investir em novos equipamentos de câmeras para os uniformes dos policiais. Sem apresentar dados, o governador também disse que a medida não oferece segurança efetiva na vida do cidadão. As declarações foram dados ao Bom dia São Paulo, da TV Globo.

“A gente não descontinuou nenhum contrato. Os contratos permanecem. Mas qual a efetividade das câmeras corporais na segurança do cidadão? Nenhuma”, questionou Tarcísio de Freitas.

Dados da FGV, no entanto, desmentem o governador. As informações indicam que o uso do equipamento nos uniformes da PM em SP evitou 104 mortes em dezembro de 2022 e a letalidade dos policiais em serviço foi a menor da história no ano passado.

O programa Olho Vivo, responsável pelas câmeras nas fardas, foi implantado em agosto de 2020. No final do ano de 2022, a corporação contava com 10 mil equipamentos à disposição.

Em 2023, a gestão de Tarcísio tirou R$ 15 milhões do orçamento de R$ 152 milhões previsto para o programa, o que significou uma diminuição de cerca de 10% do valor destinado à manutenção das câmeras.

“Preciso investir pesado em monitoramento. Isso custa muito dinheiro. É a melhor aplicação do recurso que a gente está buscando para proteger o cidadão”, comentou Tarcísio.

Tarcísio falou, ainda, sobre a segurança no Centro de São Paulo. Segundo o governador, o plano é ter mais cinco mil homens e 500 viaturas atuando na região.

“Se você aumenta policiamento ostensivo, você vai fazer menos abordagem porque vai dissuadir o crime. E combinar mais investimento em iluminação pública para dissuadir o crime, porque iluminação pública afasta o criminoso”, disse o governador.

De acordo com estatísticas divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública, os casos de furtos cresceram 4,4% na comparação entre os meses de novembro de 2022 e 2023 na capital paulista.

Conforme a pasta da segurança pública, foram 20.939 furtos na cidade. São quase 63 queixas todos os dias em média —a estatística conta apenas com os casos com boletins de ocorrência registrados na Polícia Civil.

O número de furtos atual na capital é superior ao do mesmo período de 2019, antes da pandemia, quando houve 17.955 ocorrências.

Com informações do g1

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail