ICL Notícias

As temperaturas devem voltar a subir a partir desta quinta-feira (29) no Centro-Sul do país, com o afastamento do ar polar. A previsão do tempo aponta que o ar deve ficar ainda mais seco e os níveis de umidade ficarão ainda mais baixos.

O calor voltará a partir desta quinta, mas ainda será sentido de forma desigual pelo país. O Sul e o Sudeste devem registrar tempo mais ameno no fim desta semana. No Centro-Oeste, a expectativa é que as marcas superem os 35 °C.

No Nordeste do país, a passagem de uma frente fria deve trazer chuva forte para o litoral da Bahia e para alguns locais no leste da região.

Previsão do tempo

As altas temperaturas devem voltar gradualmente no Sul e no Sudeste e já é sentido de forma mais intensa no Centro-Oeste.

No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, as máximas podem chegar a 27 °C. Em São Paulo, a máxima deve ficar na casa dos 24 °C. Nessas capitais, a expectativa é que os termômetros atinjam os 30 °C no fim de semana.

No Sul, a tendência também é de tempo mais ameno. Porto Alegre deve registrar máxima de 24 °C e Curitiba, 22 °C.

Em Cuiabá, os termômetros podem registrar até 38 °C. Em Campo Grande e em Goiânia, as máximas ficam em torno dos 33 °C.

Umidade do ar

Todos os estados do Centro-Oeste, norte do Paraná, São Paulo, oeste de Minas Gerais, oeste de parte do Nordeste e sul da região Norte devem ter umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. (Foto: Agência Brasil)

Com a volta das altas temperaturas, a qualidade do ar deve piorar em boa parte do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todos os estados do Centro-Oeste, norte do Paraná, São Paulo, oeste de Minas Gerais, oeste de parte do Nordeste e sul da região Norte devem ter umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%.

Com a baixa umidade, cresce o risco de aumento dos focos de incêndio e das queimadas. A fumaça também tende a ficar mais concentrada na atmosfera. Sem a previsão de uma chuva significativa que chegue até o centro do país em um futuro próximo, a situação pode seguir a mesma por semanas.

 

SAIBA MAIS:

Empresários lançam manifesto por união contra mudanças climáticas

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail