ICL Notícias
País

Tempo: Chuva forte retorna ao RS neste fim de semana; Centro-Sul segue com ‘veranico’

Além do estado gaúcho, áreas de Santa Catarina também serão atingidas pelas chuvas
14/06/2024 | 05h00

A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que o Rio Grande do Sul deve voltar a ter fortes chuvas no próximo final de semana, com a atuação de uma frente fria estacionária no estado.

As chuvas também devem atingir áreas de Santa Catarina, especialmente o sul catarinense.

Os meteorologistas apontam que entre o fim da sexta-feira (14) até a quarta-feira (19), os acumulados de chuva deve variar entre 80 milímetros (mm) e 150 mm no estado gaúcho, podendo superar os 200 mm em determinadas áreas do centro-norte do Rio Grande do Sul e de 100 mm a 200 mm no sul de Santa Catarina.

Precipitação (chuva) acumulada, em milímetros (mm), das 21h (horário de Brasília) desta quinta-feira (13) até as 21h da quarta-feira (19). Foto: reprodução/ Inmet

O norte do Rio Grande do Sul, especialmente Planalto, Missões, Alto Uruguai e Serra, deve ter maior concentração de chuva forte, com acumulados significativos que podem gerar transtornos.

Além de chuva e trovoadas, a previsão indica a possibilidade de rajadas de vento acima dos 60 km/h e queda de granizo de forma isolada.

O Inmet aponta, ainda, que, com grandes acumulados na próxima semana, podem ocorrer novos transtornos em relação a cheia dos rios, que devem se manter monitorados.

Tempo: ‘Veranico’ persiste no Centro-Sul do país

Previsão é que o veranico se estenda ao menos até 20 de junho. Foto: Ricardo Wolffenbuttel/ Secom

A última semana do outono deve ser de temperaturas acima da média no Centro-Sul do país devido a forte massa de ar seco que se estabeleceu no Brasil na semana passada. De acordo com a Climatempo, a expectativa é que o veranico se estenda até ao menos o dia 20 de junho.

Paraná, oeste de São Paulo e oeste do Mato Grosso são os locais que devem registrar as maiores máximas. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas nessas regiões podem ficar 5 graus acima da média por até cinco dias.

Leia também

Junho: como será o clima no Brasil?

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail