A previsão do tempo aponta que grande parte do país pode ter chuvas nesta quinta-feira (11). Esse período de outono, que começou no dia 20 de março e tem duração até 21 de junho, representa, para as condições climáticas, uma transição entre o tempo quente e úmido e o inverno frio e seco.
Uma das características desse período é a chegada de massas de ar frio, vindas do sul do continente, segundo meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Previsão do tempo no país
Região Sul
No Sul do país, Santa Catarina e boa parte do Paraná terão muita nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia. No norte paranaense, o sol deve aparecer, mas também há possibilidade de pancadas de chuva. A metade oeste do Rio Grande do Sul deve ter tempo firme durante todo o dia. A informação é do Canal Rural.
Região Sudeste
No Sudeste, Minas Gerais, com exceção do norte com tempo firme, a metade norte de São Paulo, Rio de Janeiro e boa parte do Espírito Santo devem ter dia de sol, com possibilidade de pancadas de chuva no fim da tarde.
Na cidade de São Paulo, que amanheceu com muita nebulosidade, há chance de chuva à tarde e à noite.
Região Centro-Oeste
A região Centro-Oeste será influenciada por uma área de baixa pressão no Paraguai, que vai ajudar na formação de nuvens carregadas. No oeste do Mato Grosso do Sul, há chance de chuva a qualquer momento do dia.
Em Campo Grande e Cuiabá, as pancadas de chuva podem começar pela manhã e se prolongam até a noite. No Distrito Federal, o dia será de sol e poucas nuvens.
Região Nordeste
No Nordeste, o litoral de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba deve ter uma chuva passageira. Na costa norte, há possibilidade de chuva a qualquer momento do dia.
Em Salvador, o dia começa com sol, mas há possibilidade de pancadas de chuva no fim da tarde. Não chove no extremo oeste da Bahia e sertão nordestino.
Região Norte
O tempo no norte segue sob influência de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que continua ajudando a formação de nuvens carregadas na região. Só não chove no norte de Roraima, incluindo Boa Vista. Macapá e Belém devem ter pancadas de chuva de maneira frequente. Os demais estados da região podem esperar pancadas isoladas.
Deixe um comentário