ICL Notícias
Meio Ambiente

Tempo permanece nublado e chuvoso na maior parte do país

Frente fria se afasta do Sul do Brasil, mas segue provocando instabilidade
04/12/2024 | 15h11

O tempo continua nublado e chuvoso na maior parte do Brasil na quarta-feira (4). A forte frente fria que atuou sobre o Sul do Brasil se afasta completamente da região. A instabilidade, que provocou impactos como ventos intensos, grande quantidade de raios, chuvas fortes e queda brusca na temperatura deve durar até pelo menos a sexta-feira na região.

Apesar do afastamento da frente fria do Sul, o sistema conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua atuando do Sudeste ao Norte do Brasil, promovendo dias seguidos de tempo nublado e chuvoso, com volumes consideráveis de chuva, por vezes persistentes, e que podem causar impactos à população.

No mapa elaborado pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), é possível ver em quais áreas do Brasil que deve ocorrer as instabilidades mais significativas, como chuvas fortes e volumosa.

Mapa elaborado pelo Inmet mostra regiões do Brasil que tem potencial de instabilidade (Fonte: Inmet)

Veja se sua região terá tempo chuvoso

Na Região Norte, áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade provocam pancadas de chuva As chuvas podem superar 100 mm no Amazonas, leste do Acre, sul do Pará, Rondônia e leste do Tocantins. A chuva também será volumosa no te do Amapá. No norte do Pará e em grande parte de Roraima, são esperadas chuvas moderadas.

Em áreas do oeste da Bahia, sul do Maranhão e áreas do Piauí na Região Nordeste terão chuvas moderadas. No centro-leste da Bahia, sertão pernambucano e alagoano, além do sudeste do Piauí, o tempo deverá permanecer quente e com baixa probabilidade de chuva.

Na Região Centro-Oeste, tempo permanece instável e chuvoso no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e em grande parte de Goiás. No sudoeste do Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Goiás, os volumes deverão ficar abaixo de 40 mm nos próximos dias.

Na Região Sudeste, grande parte da região terá chuvas intensas. Para São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, previsão é de chuva forte e constante, com quedas de temperatura. Em Minas Gerais Espírito Santo e Rio de Janeiro, a chuva diminui só a partir de sexta-feira (6).

Na Região Sul o afastamento de frente fria diminui o volume de chuvas, mas as temperaturas ficam mais baixas que a média do período. A instabilidade pode voltar na sexta-feira (6) e causar novas tempestades no final de semana.

.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail