Temporais podem atingir o Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais (sul, oeste, Zona da Mata e Triângulo Mineiro) e São Paulo (norte, leste, Alto Paranapanema e Vale do Ribeira) a partir da próxima quarta-feira (31). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as tardes e noites podem registrar chuva intensa, raios, rajadas de vento e queda de granizo.
As instabilidades atmosféricas esperadas para as regiões podem resultar em impactos significativos, como alagamentos, quedas de árvores e interrupções temporárias no fornecimento de energia. A previsão de chuva deve persistir até, pelo menos, a próxima sexta-feira (2).
O mês de fevereiro, no entanto, deve registrar temperaturas entre 3 °C a 5 °C acima da média em cidades do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e do Paraná, sudoeste de São Paulo e todo o Estado de Mato Grosso do Sul.
Segundo o Climatempo, a elevação nas temperaturas máximas são consequência da expansão de uma massa de ar seco, que proporciona mais horas consecutivas de sol em muitas áreas do centro-sul do Brasil.
PREVISÃO PARA A SEMANA
Região Norte: são previstas pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 50 milímetros (mm) em praticamente toda a região, mas principalmente em áreas do Pará, Amazonas, sul de Roraima, Acre, Rondônia, Amapá e Tocantins, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. No centro-norte de Roraima, não há previsão de chuvas (áreas em branco no mapa).
Região Nordeste: a previsão é de chuvas intensas durante a semana, que deve atingir, principalmente, áreas do Maranhão e oeste do Piauí com acumulados superiores a 50 mm. Além disso, áreas do centro-sul do Piauí, oeste e sul da Bahia, os acumulados podem superar os 20 mm. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados.
Regiões Centro-Oeste e Sudeste: são previstas pancadas de chuvas localmente fortes, com volumes maiores que 60 mm, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas, principalmente em áreas de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, bem como no leste de São Paulo devido à canalização de umidade. Nas demais áreas, há previsão de chuvas com menores acumulados, podendo superar os 20 mm. No Mato Grosso do Sul, a previsão de pouca chuva.
Região Sul: estão previstas chuvas isoladas em áreas do leste do Paraná e Santa Catarina no decorrer da semana, podendo superar os 20 mm. No interior da região, há previsão de pouca chuva. No sudoeste do Rio Grande do Sul, não há previsão de chuvas (áreas em branco).
Espera-se chuva intensa em um curto intervalo de tempo, com raios, rajadas de vento e queda de granizo. Segundo INMET, “instabilidades atmosféricas esperadas para as regiões sugerem a formação de nuvens carregadas, propícias para a ocorrência de tempestades, por vezes, severas.” Alerta para possíveis impactos ocasionados pelas condições climáticas como alagamentos, quedas de árvores e interrupções temporárias no fornecimento de energia. Chuvas permanecem até a próxima sexta-feira (2).
Deixe um comentário