A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que boa parte do país pode ter chuva forte nesta segunda-feira (27), com risco de alagamentos. Segundo os meteorologistas, Su, Sudeste e Nordeste serão as regiões mais atingidas pelas tempestades.
De acordo com a previsão, nessas regiões, as chuvas vão ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e os ventos vão ser bastante intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Inmet recomenda que, nessas regiões, é importante que a população tome alguns cuidados importantes para que a segurança seja mantida. Em caso de rajadas de vento, não é recomendável que as pessoas se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
Além disso, as pessoas que moram nas áreas também não devem estacionar seus veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Previsão do tempo
De acordo com o Inmet, as regiões Norte e Centro-Oeste estão sob alerta de perigos potenciais relacionados às precipitações. A expectativa é para chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).

Norte e Centro-Oeste estão sob alerta de perigos potenciais relacionados às precipitações.
Há, segundo o instituto, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Relacionados
Previsão do tempo: Frente fria avança lentamente e céu encoberto predomina
Áreas do país apresentam variação entre tempo encoberto e claro; há alerta para chuvas intensas em diversas áreas
Parcela de brasileiros que nega risco das mudanças climáticas cresce para 9%, mostra Datafolha
Tendência de crescimento do grupo que nega as ameaças do aquecimento do planeta apareceu também em levantamento feito em outubro de 2024
Previsão do tempo: veja onde pode chover no Brasil nesta sexta-feira
Confira como ficam as temperaturas e as condições climáticas nas cinco regiões, segundo a Climatempo