Por Berenice Seara — Tempo Real RJ
O governador Cláudio Castro (PL) apagou, na manhã deste domingo (14), uma publicação no Instagram em que dizia estar “mesmo de férias, coordenando as secretarias” no enfrentamento aos efeitos das fortes chuvas que atingem o Rio de Janeiro. Ele permanece com a família em Orlando, nos Estados Unidos, desde a semana passada.
A publicação provocou muitas críticas e foi printada e distribuída nos grupos de mensagem antes de ser apagada. Castro manteve a postagem no X-Twitter, feita 11 horas antes.
“O cara entra de férias, logo no período mais crítico, que as grandes tragédias climáticas assolam o estado (sempre no período do verão). Só rindo. Já que está em contato com as secretarias, deveria voltar a trabalhar”, dizia um, entre dezenas de comentários negativos no Instagram.
As chuvas estão provocando sérios transtornos na cidade e no Estado do Rio desde a noite de sábado. Foram registradas mortes na capital e na Baixada Fluminense; e ainda há desaparecidos. A Avenida Brasil foi interditada e o subsolo do Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, ficou alagado. O metrô funcionou parcialmente na Linha 2, por conta do transbordamento do Rio Acari.
Além da capital, as cidades mais atingidas são Quatis, São Gonçalo, Friburgo, Paraty, Petrópolis, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Em Quatis já há muitos desabrigados.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) estava nas ruas, de madrugada, acompanhando os trabalhos dos órgãos municipais. Também esteve no Centro de Operações Rio (COR), e usou suas redes sociais para alertas e informes à população.
O governador viajou com a família, na semana passada, para Orlando.
Veja vídeos das enchentes no Rio:
A situação no Rio de Janeiro está critica com a quantidade de chuva.
Cadeirante sendo socorrida pela população. Aconteceu em Jardim América, Rua São Ciro próximo à Dutra. O povo pede socorro⚠️ pic.twitter.com/7xuhUxU4rA
— Van Liberdade 2 (@Vanpatriota) January 14, 2024
Chuva no Rio: Estacionamento do Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, foi totalmente inundado.#ODia
Créditos: Reprodução pic.twitter.com/DNgwTRxBKD
— Jornal O Dia (@jornalodia) January 14, 2024
IMAGENS IMPRESSIONANTES DA CHUVA NO RIO DE JANEIRO!pic.twitter.com/AecRYxs1GC
— MARCIO DE FLORIPA!!! Em Deus eu acredito!!! (@marcio37) January 14, 2024
Realmente o Rio não é para amadores.
Depois das horas seguidas de chuva intensa e enchentes por todo lado, o sujeito é flagrado pilotando um Jet Ski em Rocha Miranda, na Zona Norte da cidade. pic.twitter.com/hNCM7pywUM— Paulo Thricolor Martins 🇧🇷 🇵🇹 🇪🇸 – ⚽️ – 🇭🇺 (@Paulo_Thricolor) January 14, 2024
Relacionados
Deputada pede investigação de Castro por mandar PM inflar público do ato de Bolsonaro
Governador teria ordenado ao comandante da PM que divulgasse o número de 400 mil pessoas, sem base na realidade
Governador do RJ mandou PM divulgar que ato de Bolsonaro teve 400 mil pessoas, diz site
Nota enviada pela assessoria do governo ao G1, no entanto, nega que Castro tenha feito isso
Cláudio Castro nega visita técnica do MinC ao antigo centro de tortura do Dops
Chefe de gabinete de Castro comunicou ao MinC que a negativa era uma “decisão política do governador”