O terceiro grupo de brasileiros repatriados da Faixa da Gaza desembarcou hoje na Base Aérea de Brasília. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), são 30 pessoas — 14 crianças, 11 mulheres e cinco homens. Outros dois decidiram não embarcar por razões médicas.
O avião KC-30 da FAB decolou do Cairo, capital do Egito, às 21h55 (horário local) de sexta-feira (22) e aterrissou pouco antes das 7h em Brasília.
AJUDA HUMANITÁRIA
O avião KC-30 da FAB deixou o Brasil na última quinta-feira (21) e levou seis toneladas em equipamentos de ajuda humanitária. Entre os itens, 150 purificadores de água portáteis.
Os purificadores são equipados com kit voltaico — painel solar, inversor veicular e controlador de carga — para ampliar a autonomia de energia. Eles são capazes de produzir mais de 5 mil litros de água por dia.
REPATRIAÇÕES
Desde o início do conflito no Oriente Médio, em 7 de outubro, este é o 12º voo de repatriação coordenado pelo governo brasileiro no âmbito da Operação Voltando em Paz. No total, já foram resgatadas 1.555 pessoas, entre brasileiros e parentes que estavam em Israel, Gaza e Cisjordânia, além de 53 animais de estimação.
RESOLUÇÃO
Ontem, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou pela primeira vez uma resolução diplomática para o conflito na Faixa de Gaza. O texto pede que sejam tomadas medidas urgentes para permitir o acesso imediato, seguro e sem obstáculos de ajuda humanitária, além de criar condições para um cessar fogo sustentável.
O documento, no entanto, não pede o fim imediato da guerra. A resolução aprovada tem concessões exigidas pelos Estados Unidos para não vetar o documento mais uma vez. Foram 13 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções — Estados Unidos e Rússia.
Deixe um comentário