ICL Notícias

Terceiro negro no posto, general André Luiz Ribeiro assume comando de região militar

Novo comandante da 6ª Região contou que é carioca e torce para o Botafogo
5 de fevereiro de 2024

O oficial militar André Luiz Aguiar Ribeiro assumiu, em 7 de dezembro, o posto de general de divisão da 6ª Região Militar do Exército, e desde então comanda as tropas e atividades do Exército na Bahia e no Sergipe. O Metrópoles publicou que André Luiz é o terceiro negro a ocupar o cargo, sucedendo Marcelo Arantes Guedon.

A cerimônia de passagem do comando foi presidida pelo ministro da Defesa, José Múcio, e conduzida por Kleber de Vasconcellos, comandante militar do Nordeste.

O jornalista Sionei Leão, autor do livro “Kamba’Race — Afrodescendência no Exército Brasileiro”, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo em 2021, constatou que, até aquele momento, 11 homens negros haviam chegado à posição ao longo da história.

Em entrevista ao jornal baiano A Tarde, o novo comandante da 6ª Região contou que é carioca e torce para o Botafogo. O oficial tem 56 nos de idade e é casado com uma baiana.

Ele também lembrou a origem humilde e destacou a importância da educação em sua carreira.

“Meu pai era um assalariado, oriundo do Rio de janeiro, também cidade de minha mãe. E realmente ele só sabia escrever o nome dele e mais nada”, lembrou.

Sobre a mãe, o general afirmou que ela estudou um “pouquinho”, até a antiga segunda série do terceiro ano. Entretanto, Ribeiro disse que isso não significou o comprometimento da educação familiar.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail