ouça este conteúdo
|
readme
|
Um terremoto de magnitude 5,3 graus na escala Richter foi registrado em Portugal na madrugada desta segunda-feira (26). A informação foi divulgada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O tremor ocorreu por volta das 5h11 (horário local), a uma profundidade de 16 quilômetros. O abalo foi sentido por toda a região de Lisboa, incluindo a capital, e também por Oeiras, Loures e Almada. Regiões da Espanha também sentiram o terremoto.
Foi o abalo mais forte em Portugal desde 1969, segundo a mídia portuguesa. Outros três tremores também foram registrados: de 1,2, outro de magnitude 1,1 e o terceiro de 0,9.
Terremoto
De acordo com o IPMA, os danos esperados serão “muito leves”, mesmo na zona de maior impacto.
O governo federal português disse estar em contato com todos os serviços competentes. Em comunicado, confirmou que “não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento”. Autoridades descartaram risco de tsunami.
“Apelamos à população para que mantenha a serenidade e siga as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”, diz a nota.

Momento em que apresentadores da CNN Portugal percebem o tremor de terra (Foto: Reprodução Redes Sociais)
Nas redes sociais, circulam diversos vídeos que mostram o impacto do terremoto. Em um deles, é possível ver a reação de apresentadores da CNN de Portugal durante o tremor. Veja:
A terra tremeu hoje em Portugal, com magnitude 5,3, sentido em várias regiões do país, com epicentro a cerca de 60 quilômetros a oeste de Sines, a uma profundidade de 16 quilômetros, sentido com maior intensidade em Setúbal e na Grande Lisboa, incluindo Cascais e o Tejo. pic.twitter.com/iNFZggrzDc
— Eliana Lima (@elianalima) August 26, 2024
🚨🇵🇹 | #WATCH : Magnitude 5.1 Quake Strikes 74km SW of Setúbal and 7.7km SE of Lisbon, #Portugal .Reported#sismo #earthquake #earthquakeportugal https://t.co/oLcSwoX4UG pic.twitter.com/U2gEJSkL5m
— Weather monitor (@Weathermonitors) August 26, 2024
SAIBA MAIS:
Portugal reconhece culpa por escravidão no Brasil e fala de reparação
Relacionados
Passa de 2.700 o número de mortos em Mianmar após terremoto
Tremor deixou 4.521 pessoas feridas e 441 continuam desaparecidas
Mianmar enfrenta novos tremores e número de mortos chega a 1.700
Isolamento, guerra civil e infraestrutura destruída complicam operações de resgate; 300 pessoas estão desaparecidas
Terremoto deixa ao menos 152 mortos e 730 feridos em Mianmar e Tailândia
Terremoto de magnitude 7,7 teve epicentro em Mianmar; Tremor foi sentido em outros países da Ásia, como na Tailândia e na China