ICL Notícias
Internacional

Forte terremoto deixa pelo menos 95 mortos no Tibete; tremor atingiu Nepal e Índia

A região tem mais de 2 milhões de habitantes e fica próxima ao Monte Everest
07/01/2025 | 09h36

Pelo menos 95 pessoas morreram depois que um forte terremoto atingiu uma região remota do Tibete na terça-feira (7). Os tremores foram sentidos em países vizinhos como Nepal, Butão, partes da região norte da Índia e oeste da China. A agência chinesa Xinhua informou que outras 130 pessoas ficaram feridas, citando a sede regional de socorro em desastres.

De acordo com a Sociedade Geológica dos Estados Unidos (USGS), o terremoto foi de magnitude 7.1 e foi seguido por vários tremores secundários. Tanto o USGS quanto o China Earthquake Networks Center deram a localização do epicentro no alto do remoto planalto tibetano, perto da fronteira do Himalaia com o Nepal.

Segundo a agência de notícias Xinhua, mais de 1.000 casas foram danificadas no condado de Tingri, onde ocorreu o epicentro do terremoto. O epicentro foi cerca de 75 quilômetros ao norte do Monte Everest, na fronteira entre o Tibete e o Nepal.

Mais de 1000 casas foram destruídas na região do Tibete onde ocorreu o terremoto (Foto: AFP)

Vídeos publicados nas redes sociais mostraram telhados danificados, fachadas de lojas e entulho empilhados nas ruas do condado de Lhatse, a cerca de 86 quilômetros do epicentro. A região é não é muito povoada, mas algumas vilas pequenas estão aninhadas nos vales.

A cidade mais próxima do epicentro é a cidade sagrada de Shigatse, a cerca de 180 km de distância. A cidade é a sede do Panchen Lama, o segundo maior líder espiritual do budismo tibetano, atrás apenas do Dalai Lama.

Bombeiros procuram pessoas após terremoto

Cerca de 1,5 mil bombeiros foram enviados para procurar pessoas nos escombros, informou o Ministério da Gestão de Emergências. Os números de mortos e feridos estão sendo atualizados conforme avança o trabalho de resgate.

A altitude média na área ao redor do epicentro é de cerca de 4.200 metros (13.800 pés), disse o Centro de Redes de Terremotos da China em uma postagem nas redes sociais.

A emissora estatal CCTV informou que há algumas comunidades a menos de 5 quilômetros do epicentro, que fica a 380 quilômetros de Lhasa, a capital do Tibete, e cerca de 23 quilômetros da segunda maior cidade da região, Shigatse.

Na maior cidade da região, Shigatse, as ruas ficaram tomadas por escombros e carros avariados (Foto: Reprodução vídeo)

A cerca de 230 quilômetros de distância, na capital do Nepal, a cidade de Kathmandu, o terremoto acordou os moradores e os fez correr para as ruas.

O USGS informou que, ao longo do último século, ocorreram 10 terremotoscom magnitude de pelo menos 6 na área onde o terremoto desta terça-feira aconteceu.

Katmandu é a maior cidade do Nepal, sendo que a região concentra mais de 2 milhões de habitantes. Moradores ouvidos por agências de notícias afirmaram que sentiram um forte tremor.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail