Pelo menos 95 pessoas morreram depois que um forte terremoto atingiu uma região remota do Tibete na terça-feira (7). Os tremores foram sentidos em países vizinhos como Nepal, Butão, partes da região norte da Índia e oeste da China. A agência chinesa Xinhua informou que outras 130 pessoas ficaram feridas, citando a sede regional de socorro em desastres.
De acordo com a Sociedade Geológica dos Estados Unidos (USGS), o terremoto foi de magnitude 7.1 e foi seguido por vários tremores secundários. Tanto o USGS quanto o China Earthquake Networks Center deram a localização do epicentro no alto do remoto planalto tibetano, perto da fronteira do Himalaia com o Nepal.
Segundo a agência de notícias Xinhua, mais de 1.000 casas foram danificadas no condado de Tingri, onde ocorreu o epicentro do terremoto. O epicentro foi cerca de 75 quilômetros ao norte do Monte Everest, na fronteira entre o Tibete e o Nepal.

Mais de 1000 casas foram destruídas na região do Tibete onde ocorreu o terremoto (Foto: AFP)
Vídeos publicados nas redes sociais mostraram telhados danificados, fachadas de lojas e entulho empilhados nas ruas do condado de Lhatse, a cerca de 86 quilômetros do epicentro. A região é não é muito povoada, mas algumas vilas pequenas estão aninhadas nos vales.
A cidade mais próxima do epicentro é a cidade sagrada de Shigatse, a cerca de 180 km de distância. A cidade é a sede do Panchen Lama, o segundo maior líder espiritual do budismo tibetano, atrás apenas do Dalai Lama.
Bombeiros procuram pessoas após terremoto
Cerca de 1,5 mil bombeiros foram enviados para procurar pessoas nos escombros, informou o Ministério da Gestão de Emergências. Os números de mortos e feridos estão sendo atualizados conforme avança o trabalho de resgate.
A altitude média na área ao redor do epicentro é de cerca de 4.200 metros (13.800 pés), disse o Centro de Redes de Terremotos da China em uma postagem nas redes sociais.
A emissora estatal CCTV informou que há algumas comunidades a menos de 5 quilômetros do epicentro, que fica a 380 quilômetros de Lhasa, a capital do Tibete, e cerca de 23 quilômetros da segunda maior cidade da região, Shigatse.

Na maior cidade da região, Shigatse, as ruas ficaram tomadas por escombros e carros avariados (Foto: Reprodução vídeo)
A cerca de 230 quilômetros de distância, na capital do Nepal, a cidade de Kathmandu, o terremoto acordou os moradores e os fez correr para as ruas.
O USGS informou que, ao longo do último século, ocorreram 10 terremotoscom magnitude de pelo menos 6 na área onde o terremoto desta terça-feira aconteceu.
Katmandu é a maior cidade do Nepal, sendo que a região concentra mais de 2 milhões de habitantes. Moradores ouvidos por agências de notícias afirmaram que sentiram um forte tremor.
Relacionados
Chile emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude 7,5 no extremo sul do país
Evacuação de áreas costeiras e bases antárticas foi ordenada após alerta vermelho
Passa de 2.700 o número de mortos em Mianmar após terremoto
Tremor deixou 4.521 pessoas feridas e 441 continuam desaparecidas
Mianmar enfrenta novos tremores e número de mortos chega a 1.700
Isolamento, guerra civil e infraestrutura destruída complicam operações de resgate; 300 pessoas estão desaparecidas