Por Flávia Albuquerque — Agência Brasil
Com a localização de uma nova vítima, o número total de mortos em decorrência das fortes chuvas no Rio Grande do Sul aumentou para 173, segundo balanço divulgado neste domingo (9) pela Defesa Civil gaúcha.
O número de mortos permanecia inalterado desde o último domingo. A nova vítima, encontrada na cidade de Roca Sales, ainda não foi identificada. As cidades com mais ocorrências de mortes são Canoas (31 óbitos), Roca Sales (13) e Cruzeiro do Sul (12).
De acordo com os dados da Defesa Civil, o número de desaparecidos caiu para 38. Ao todo, mais de 2,3 milhões de moradores foram afetados, em 475 municípios.

Lula visita bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul. Foto: Ricardo Stuckert/ PR
As fortes chuvas que atingiram o estado começaram em 27 de abril, tendo avançado na direção norte por mais de uma semana. O mau tempo deixou um rastro de enxurradas e inundações, com mortes e destruição ao longo de rios como Taquari, Sinos, Caí, Gravataí, Pardo e Jacuí. Um imenso volume de água depois desembocou no Rio Guaíba, que banha a capital Porto Alegre.
Total de resgates: 77 mil
O transbordamento do Guaíba inundou diversos bairros da capital gaúcha, provocando mortes e destruindo os bens de milhares de famílias. A água em seguida continuou em direção à Lagoa dos Patos, provocando alagamentos em cidades como Rio Grande e Pelotas.
A infraestrutura em todo o estado também ficou fortemente comprometida, com dezenas de deslizamentos e pontes arrastadas, o que deixou milhares de famílias ilhadas. Até o momento, foram mais de 77 mil resgates. A rodoviária e o aeroporto da capital gaúcha foram alagados e pararam de operar.
Leia também
Governo federal vai pagar dois meses de salários a trabalhadores do RS
Relacionados
Shows da banda Ira! são cancelados após protestos de bolsonaristas no Sul
Local onde aconteceriam os shows informou que recebeu pedidos de cancelamento de ingressos adquiridos e desistência de patrocinadores
Vídeos mostram vacas sendo arrastadas por enchente no RJ
Gravação foi feita no Parque Mambuca, um dos bairros atingidos pelas chuvas em Angra dos Reis (RJ)
Passa de 2.700 o número de mortos em Mianmar após terremoto
Tremor deixou 4.521 pessoas feridas e 441 continuam desaparecidas