O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor uma tarifa massiva sobre o álcool europeu em resposta à retaliação da União Europeia contra as tarifas sobre aço e alumínio imposta pelos EUA. A declaração de Trump foi feita em publicação no Truth Social.
Donald Trump afirmou que imporia uma tarifa de 200% sobre bebidas alcoólicas da UE, a menos que a União Europeia revogue a tarifa de 50% que o governo europeu impôs na quarta-feira (12) sobre o uísque dos EUA.
“Se esta Tarifa não for removida imediatamente, os EUA em breve colocarão uma Tarifa de 200% sobre todos os vinhos, champanhe e produtos alcoólicos saindo da França e outros países representados pela UE…Isso será ótimo para os negócios de Vinho e Champanhe nos EUA”, disse Trump.
Tarifas da UE em resposta às medidas de Trump
A União Europeia respondeu imediatamente ao que chamou de ação comercial “injustificada”, após Trump aplicar tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio. As contramedidas da UE incluíram tarifas sobre 26 bilhões de euros (US$ 28 bilhões) em produtos americanos, incluindo tarifas sobre barcos, bourbon e motocicletas.

Declaração de Trump foi feita em resposta à retaliação da UE contra as tarifas sobre aço e alumínio imposta pelos EUA.
Após o anúncio da UE, Trump disse no Salão Oval que responderia às tarifas retaliatórias da União Europeia. “É claro que responderei”, disse.
Trump chamou, ainda, a UE de “uma das autoridades tributárias e tarifárias mais hostis e abusivas do mundo, que foi formada com o único propósito de tirar vantagem dos Estados Unidos”. Ele chamou a tarifa retaliatória imposta ao bourbon dos EUA de “desagradável”.
Relacionados
Trump esvazia Departamento de Educação: ‘desnecessário’; Congresso precisa aprovar
Medida do presidente dos Estados Unidos não tem apoio popular, segundo pesquisa de opinião
EUA estudam proibir ou restringir entrada de turistas de 43 países, diz jornal
Segundo o The New York Times, são avaliadas três categorias de restrições de viagens
Estados Unidos estão à beira da paralisação orçamentária
Disputa sobre orçamento no Senado pode levar ao shutdown, ou fechamento, da máquina estatal nos EUA