Após o anúncio da imposição de tarifas pesadas ao Canadá pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, canadenses vaiaram o hino americano em partidas esportivas realizadas no final de semana. O protesto aconteceu durante um jogo do Ottawa Senators contra um time americano na Liga Nacional de Hóquei e também em uma partida de basquete entre Toronto Raptors e Los Angeles Clippers.
O hino dos EUA foi vaiado por canadenses antes de uma partida da NHL em Ottawa, capital do Canadá.
O episódio ocorreu em meio à renovada tensão entre os países, após Trump anunciar tarifas contra produtos canadenses.
Historicamente, o hóquei é o esporte nacional do Canadá. pic.twitter.com/BrxDuWiiid
— Copa Além da Copa (@copaalemdacopa) February 2, 2025
As vaias mostram o descontentamento dos canadenses com a decisão de Trump. A “liga nacional de hóquei”, a NHL, fundada no Canadá, e a liga de basquete dos Estados Unidos (NBA), são formadas por times dos dois países. Tradicionalmente, quando times dos dois países se enfrentam, ambos os hinos são executados. A vaia ao hino, no entanto, é um episódio quase sem precedentes.
O Hóquei é um dos esportes mais populares e simbólicos do Canadá. O esporte foi codificado pelos ingleses no século XIX e, depois, levado ao Canadá. Com a independência do país do Reino Unido, o hóquei tornou-se um orgulho nacional.

Hóquei é um dos esportes mais populares e simbólicos do Canadá
A NHL foi formada em 1917, se expandindo para os EUA nos anos seguintes. O troféu leva o nome de Stanley Cup, em homenagem a Stanley of Preston, um governador-geral do Canadá.
Efeito Trump. Único time canadense da NBA, o Raptors viu sua torcida vaiar o hino dos EUA antes do jogo contra o Los Angeles Clippers, em Toronto. Em jogos da NHL, campeonato de hóquei no gelo, também ecoaram sonoras vaias contra o hino americano. pic.twitter.com/arbjcKPJaV
— GugaNoblat (@GugaNoblat) February 3, 2025
Tarifas de Trump
As tarifas de 25% impostas por Trump sobre todas as importações canadenses para os EUA, com uma taxa menor de 10% sobre energia, devem entrar em vigor na próxima terça-feira (4). Trump, também, tem feito ataques ao Canadá e afirma que pretende que o país se torne o 51º Estado americano.
Após o anúncio de Trump, Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense em fim de mandato, reclamou e retaliou com tarifa similar contra os EUA. “Agora é a hora de escolher o Canadá”, disse o primeiro-ministro.

Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense em fim de mandato, reclamou e retaliou com tarifa similar contra os EUA
Muitos canadenses tem organizado boicotes a produtos oriundos dos Estados Unidos. Em algumas províncias canadenses, produtos americanos serão retirados das prateleiras por tempo indeterminado a partir de terça-feira.
Relacionados
Trump decide reabrir prisão de Alcatraz, fechada há 62 anos
Fechada há 62 anos, a prisão é conhecida por ser quase impossível de escapar
Embaixada confirma visita ao Brasil de coordenador de sanções do governo Trump para discutir segurança
Gamble participará de uma série de reuniões bilaterais sobre organizações criminosas transnacionais
Trump diz não saber se deve respeitar Constituição dos EUA para deportações
Presidente dos EUA quer manter rito sumário para expulsar imigrantes e cria conflito com o Judiciário