ICL Notícias

Tsunami meteorológico atinge praia em Laguna (SC) e assusta banhistas

Fenômeno foi precedido de rajadas de ventos de até 73 km/h. Os meteotsunamis, ao contrário dos tsunamis desencadeados por atividades sísmicas, são provocados por perturbações da pressão atmosférica
12/11/2023 | 12h01

MetSul Meteorologia

Um tsunami meteorológico atingiu ontem o município de Laguna, em Santa Catarina, causando prejuízos e assustando banhistas que estavam na Praia do Cardoso. As grandes ondas arrastaram diversos veículos que estavam estacionados na orla para dentro do mar. Não houve feridos.

O fenômeno foi precedido por rajadas de ventos de até 73 km/h, que avançaram do Nordeste e do Leste do Rio Grande do Sul para o Sul de Santa Catarina. O temporal ocorreu horas depois de um intenso calor na região.

Os tsunamis meteorológicos, também chamados meteotsunamis, ao contrário dos tsunamis desencadeados por atividades sísmicas, são provocados por perturbações da pressão atmosférica, frequentemente associadas a eventos meteorológicos rápidos, como tempestades severas e frentes de rajadas de vento.

Os meteotsunamis podem gerar ondas de até dois metros ou mais e já foram registrados outras vezes tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina nos últimos anos.

De acordo com a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos, a NOAA, a tempestade gera uma onda que se move em direção à costa e é amplificada por uma plataforma continental rasa e uma entrada, baía ou outra característica costeira.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail