Por Francisco Lima Neto
(Folhapress) — A UniPalmares (Universidade Zumbi dos Palmares), em São Paulo, comemora 20 anos em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, com projetos de expansão, novos cursos e EAD (Ensino à Distância).
Segundo o reitor José Vicente, a universidade vai lançar cursos de enfermagem, economia e engenharia ambiental, além do Ensino à Distância.
“Estamos finalizando as formulações e a estruturação, mas no meio do próximo ano já começamos esses três novos cursos e também o EAD, porque assim a gente vai estar pronto, ainda que não fisicamente, para levar a Zumbi para todos os cantos do país. Isso já está definido e a gente deve comunicar as novas ações até o final do mês de novembro”, diz José Vicente.
Levar novos campi para outras capitais também está nos planos da instituição para os próximos anos.
“Nós temos um desejo e uma vontade muito intensa de poder chegar em outros espaços territoriais.

José Vicente, reitor da UniPalmares (Foto: Reprodução)
Logicamente, tanto o Rio de Janeiro, quanto Salvador, quanto Minas Gerais, no primeiro momento, são as localidades para as quais nós vamos trabalhar para chegar fisicamente”, afirma o reitor.
José Vicente diz que o Brasil ainda está atrasado no uso da educação para equilibrar as oportunidades de brancos e negros. Como exemplo, citou a norte-americana Howard University, conhecida como Harvard Negra.
“A Howard University é uma universidade negra fundada em 1847 para formar os primeiros médicos negros.
Estamos um ano-luz atrás da possibilidade, da perspectiva que a educação oferece e de que o Brasil precisa trilhar para equilibrar essa agenda [da igualdade]. Deveríamos ter uma Universidade Zumbi dos Palmares em cada esquina, para resolver o problema tanto do acesso como da qualificação desse recurso humano”, avalia.
Universidade Zumbi dos Palmares
A UniPalmares se dedica à inclusão de pessoas negras e de baixa renda no Ensino Superior, com foco na valorização da identidade negra, e é a única idealizada por negros. É pioneira na América Latina e continua sendo a única do Brasil.
“Nós fomos os pioneiros em introduzir essa perspectiva de uma ação de construção e de transformação da trajetória do negro de forma autônoma e comunitária, porque nós não percebemos o debate de cotas nas universidades, na sociedade. Quando o país fez uma concessão para disponibilizar cotas nas universidades, nós já propusemos uma universidade para negros. Então eu acho que nós fomos revolucionários nessa perspectiva.”
De acordo com o reitor, dizia-se que não era possível fazer políticas afirmativas em um país miscigenado.
“Acho que tem um Brasil antes da Zumbi e um Brasil depois da Zumbi, porque ela colocou uma provocação para o estado e para o país de que toda aquela justificativa de que não era possível, de que não tinha o que ser feito para combater desigualdades nos acessos, a gente jogou por terra, porque colocamos, afinal, de pé uma perspectiva que o país, em toda a sua história, se recusou a conduzir”, afirma.
A universidade já formou 5.000 alunos nesses 20 anos. Atualmente, diz José Vicente, tem 1.500 estudantes, que pagam mensalidade em torno de R$ 350. Ainda segundo o reitor, 75% deles são negros. Cerca de 65% dos professores também são negros.
A UniPalmares oferece os cursos de bacharelado e licenciatura em publicidade e propaganda; pedagogia; direito; e administração. Tem superior de tecnologia em transporte terrestre; gestão de segurança privada; segurança da informação; e gestão de recursos humanos. Há ainda pós-graduação em africanidades e cultura afro-brasileira; especialização em direito empresarial e em direito público.
Como parte das comemorações, foi lançada a Exposição 20 Anos da Universidade Zumbi dos Palmares, no Centro Cultural São Paulo. A mostra traz painéis com fotos e textos sobre a trajetória e o impacto da universidade na vida dos alunos e na sociedade.
Exposição “20 Anos da Universidade Zumbi dos Palmares“.
Quando: até 8 de dezembro de 2024.
Local: Centro Cultural São Paulo (rua Vergueiro, 1.000, São Paulo).
Entrada gratuita.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Estudantes de escolas públicas aumentam presença nas universidades, diz IBGE
Políticas públicas como cotas contribuíram, diz IBGE
MEC libera acúmulo de benefícios para estudantes de graduação
Bolsa Permanência Prouni pode ser somada ao Pé-de-Meia Licenciaturas
O discurso sobre o filho do coveiro que quer ser diplomata
Grande parte do ressentimento social da direita encontra explicação na revolução democrática do ensino superior