A Uber tem um novo desafio no Brasil. É o golpe do código de segurança, que vem causando prejuízos e preocupações entre os passageiros. No esquema criminoso, motoristas mal-intencionados solicitam o código de segurança da corrida antes do embarque e, em seguida, iniciam a viagem sem a presença do cliente. A prática gera cobranças fraudulentas aos usuários.
O golpe tem se disseminado, mas a Uber informa que o “U-Código” é uma forma de prevenção. O recurso de segurança consiste em uma senha de quatro dígitos gerada pelo aplicativo para cada viagem. O passageiro deve informar essa sequência ao motorista pessoalmente, no momento do encontro, para garantir que, de fato, é o profissional solicitado.
Para combater a prática criminosa, a Uber aconselha os usuários a nunca compartilharem o código de segurança pelo chat ou telefone antes do embarque. A empresa ressaltou que a sequência numérica deve ser informada somente no momento do encontro com o motorista.
RESPONSABILIZAÇÃO
De acordo com a Uber, recentemente a empresa enviou e-mail com instruções detalhadas sobre como evitar o golpe. No caso, os passageiros devem cancelar a corrida, capturar a tela do celular como prova e entrar em contato com a empresa para informar o ocorrido e exigir que não seja cobrada a taxa de cancelamento.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) alerta que a Uber pode ser responsabilizada pelos danos causados aos consumidores e deve tomar todas as medidas necessárias para evitar esse tipo de fraude.
Caso o problema não seja resolvido, o consumidor pode acionar os canais de atendimento da Uber, como o SAC da empresa ou o site da Secretaria Nacional do Consumidor (consumidor.gov.br), e, se necessário, recorrer ao Procon para buscar soluções.
Informações do site JC Concursos
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Aplicativos operam sob ‘lucro a qualquer custo’, diz especialista após morte de jovem em mototáxi
Segundo Rafael Calabria, caso é reflexo de "cenário de abandono" por parte do poder público
99 e Uber pagam motociclistas para recrutar novos condutores em SP
Plataformas oferecem até R$ 1.100 a condutores já cadastrados que indicarem novos motociclistas
Uber anuncia retorno do serviço de moto na cidade de SP após decisão judicial
Empresa diz que inicialmente modalidade estará disponível apenas fora do centro expandido da cidade