ICL Notícias

O filme “Vai pra Cuba, Eduardo!”, produção original do Instituto Conhecimento Liberta, dirigido por Juliana Baroni, ganhou o prêmio de melhor documentário do ano do Brasil na mostra competitiva do Los Angeles Brasil Film Festival (LABRFF).

“É uma emoção indescritível”, disse Juliana Broni. “Nunca imaginei que no primeiro trabalho como diretora  ganharia um prêmio tão importante como esse. São 35 anos de uma carreira de atriz e o primeiro prêmio veio em um desafio tão grande como ser diretora de um documentário”.

Eduardo Moreira disse que a premiação foi uma surpresa gigante. “O nível da competição estava absolutamente espetacular. Hoje foram premiados a Letícia Spiller, o filme do Guel Arraes, o Eriberto Leão, o Rodrigo Lombardi, a Emanuelle Araújo, ou seja, diretores, atores, atrizes, os melhores do Brasil. Quando chegou em melhor documentário, em uma competição com nomes assim, absolutamente incríveis, e a gente foi escolhido o vitorioso, foi uma explosão de felicidade”.

O filme exibido no cinema no dia da eleição americana — e os Estados Unidos são o “vilão” dessa história. “Mesmo nessas condições, o filme foi aplaudido por quase cinco minutos depois da da exibição. E hoje, quando  foi anunciado a plateia que lotava o cinema vibrou, aplaudiu, gritou… foi maravilhoso”, conta Edu Moreira.

Troféu de melhor documentário do LABRFF

Juliana e Edu dedicaram prêmio ao povo de Cuba

Juliana e Edu agradeceram à equipe que produziu o filme em Cuba e ao povo cubano. Disseram que os habitantes da Ilha gostariam de estar ali celebrando, mas não podem. Lembraram que na semana passada foi votada na ONU uma resolução para acabar com o bloqueio de Cuba e 187 países votaram a favor — somente dois votaram contra, Estados Unidos e Israel.

“Enquanto essa situação não for resolvida, a gente não pode dizer que vive num mundo minimamente democrático”, ressaltou Edu.

O Los Angeles Brazilian Film Festival acontece há 17 anos e é hoje considerado o maior festival de cinema Brasileiro nos Estados Unidos.

Filme tem depoimentos importantes

Depois de mais de 20 anos trabalhando no mercado financeiro, Eduardo Moreira decidiu seguir uma das máximas mais repetidas pela extrema direita: foi para Cuba. Dessa jornada surgiu o documentário original “Vai Pra Cuba, Eduardo!”, que revela detalhes inéditos e imagens históricas do país mais julgado do mundo.

O filme mostra como realmente é a vida em Cuba, pela visão do próprio povo, livre de preconceitos e julgamentos.

São entrevistados Miguel Díaz-Canel (presidente de Cuba e líder político comprometido com os ideais da Revolução Cubana), Aleida Guevara (médica, ativista e filha do icônico revolucionário Ernesto “Che” Guevara), Lindener Pareto (curador acadêmico do ICL, professor e historiador), Frei Betto (religioso dominicano, teólogo da libertação, escritor e ativista social).

A direção de Juliana Baroni, o roteiro é de Mauricio Arruda e os montadores são os mesmos de “Lei da Selva” e “Tropa de Elite 2”

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail