ICL Notícias

O Sudeste do país, que está passando pela oitava onda de calor do ano, deve ter um pico de calor nesta quarta-feira (2), antes do avanço de uma nova frente fria. A previsão do Climatempo aponta que capitais da região podem voltar a registrar recordes de calor.

Quatro capitais podem ter novas maiores máximas do ano entre quarta e quinta: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Isso ocorre por conta do efeito pré-frontal, caracterizado pelo aumento das temperaturas antes da aproximação de uma frente fria.

No caso de Brasília, a expectativa de recorde é por conta da onda de calor que atua com força na região. A partir de quinta (3), uma frente fria que se formou no Sul deve avançar para o Sudeste.

Umidade do ar

A faixa central do país, com a oitava onda de calor do ano, está com tempo seco e baixos níveis de umidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) boa parte de São Paulo, Minas Gerais, leste do Mato Grosso do Sul, leste do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal devem ter umidade relativa do ar variando entre 20% e 30%.

Previsaõ: chuvas no Sul e no Norte

A previsão aponta, ainda, que o Sul e o Norte devem ter tempo instável e chuva nos próximos dias. No Sul, há possibilidade de grandes volumes de chuva. No Norte, o que acontece é a volta natural das chuvas por causa da primavera.

A previsão aponta que o Sul e o Norte devem ter tempo instável e chuva nos próximos dias.

Os temporais devem ser mais fortes no sul do Rio Grande do Sul e em Rondônia e no noroeste do Mato Grosso, com volumes de até 100 milímetros por dia e ventos intensos, de até 100 km/h.

Oeste de Santa Catarina e parte do Paraná também devem ter chuvas expressivas. Centro-norte do Rio Grande do Sul, Acre, centro-sul do Amazonas e sudoeste do Pará podem ter acumulados de até 50 milímetros por dia.

SAIBA MAIS:

Outubro terá chuva acima da média no Sul e no Sudeste, aponta Inmet

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail