ouça este conteúdo
|
readme
|
Com a chegada do outono, marcada por variações de temperatura e um ar mais seco, aumenta a incidência de doenças respiratórias, como gripes e resfriados. Segundo especialistas, esses fatores favorecem a transmissão de infecções, tornando essencial o fortalecimento do sistema imunológico.
Por que ficamos mais vulneráveis no outono?
A queda na temperatura faz com que as pessoas permaneçam mais tempo em locais fechados, como escolas, transportes públicos e ambientes de trabalho. Isso reduz a circulação do ar e facilita a propagação de vírus e bactérias.
Além disso, o clima seco contribui para o acúmulo de poeira e poluentes, agravando problemas respiratórios, especialmente em indivíduos com condições pré-existentes, como bronquite e laringite.
Certos grupos são mais vulneráveis e devem redobrar os cuidados, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com doenças crônicas. Manter a vacinação em dia é uma medida essencial para evitar complicações.
Além das infecções respiratórias, mudanças bruscas de temperatura, comum no outono, podem desencadear crises de tosse, dor de garganta e outros desconfortos.

Estação do ano pode agravar problemas respiratórios. (Foto: Reprodução)
Como fortalecer a imunidade no outono?
Para reduzir as chances de adoecimento, algumas práticas são recomendadas:
- Hidrate-se bem: beber bastante água ao longo do dia ajuda a manter o sistema imunológico saudável e evita o ressecamento das mucosas respiratórias.
- Mantenha o ambiente umidificado: o uso de umidificadores, bacias de água ou toalhas úmidas nos cômodos pode minimizar os efeitos do ar seco.
- Alimente-se de forma equilibrada: consuma uma dieta variada e rica em proteínas, frutas, legumes e vegetais, garantindo uma boa ingestão de vitaminas e minerais.
- Pratique atividades físicas: exercícios regulares fortalecem o sistema cardiorrespiratório e ajudam a melhorar a resposta imunológica.
- Atualize suas vacinas: a vacina contra a gripe está disponível gratuitamente no SUS e é recomendada para toda a população, especialmente os grupos de risco.
- Controle condições crônicas: para quem tem doenças como diabetes e hipertensão, manter os índices controlados reduz o risco de complicações decorrentes de infecções.
Adotar essas medidas pode fazer toda a diferença para atravessar o outono com mais saúde e bem-estar.
Relacionados
Anvisa proíbe suplementos com ora-pro-nóbis e determina recolhimento dos produtos
Segundo a agência, há a comercialização e a veiculação de propagandas irregulares
Médicos alertam para riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos
Chances de ter AVC e ataque cardíacos aumentam após infecção
Juiz suspende norma que autoriza farmacêuticos a prescreverem remédios
Decisão foi motivada por ação do Conselho Federal de Medicina