ICL Notícias

Veja como o El Niño vai influenciar clima no Brasil em dezembro

O El Niño influencia o clima, indicando que o Sul do Brasil terá chuvas acima da média
30 de novembro de 2023

O  fenômeno “El Niño” estará influenciando as condições climáticas de dezembro, resultando em chuvas acima da média no Sul do Brasil e temperaturas elevadas no Centro-Sul, segundo a MetSul Meteorologia.

As projeções indicam um mês marcado por variações climáticas significativas, com impactos notáveis na precipitação e temperatura em diferentes regiões do país. Dezembro marca não apenas o início do verão climático, mas também o início do verão astronômico em 2023. Historicamente, o último mês do ano apresenta um aumento significativo nos dias quentes no Sul do Brasil, com uma elevação na frequência e volume de chuvas no Sudeste e Centro-Oeste, marcando o início da estação chuvosa.

Devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste experimentam chuvas mais intensas no mês que vem. Em Porto Alegre, a média de precipitação é de 112,1 mm, comparada a 120,1 mm em agosto. Já em São Paulo registra 231,1 mm, sendo a terceira mais alta média mensal.

FENÔMENO EL NIÑO

Nos últimos três anos, dezembro foi influenciado pelo La Niña, resultando em pouca chuva e estiagem no Sul do Brasil. No entanto, em 2023, o El Niño está presente com intensidade, atingindo valores acima de 2ºC na região Niño 3.4, indicando um El Niño muito forte.

PROJEÇÕES PARA CHUVAS EM DEZEMBRO

O El Niño influencia o clima, indicando que o Sul do Brasil terá chuvas acima da média. No Rio Grande do Sul, os volumes mais altos serão nas metades Norte e Oeste. Em Santa Catarina e Paraná devem também ter chuvas acima da média na maioria dos municípios.

TEMPERATURAS ACIMA DA MÉDIA

Dezembro será marcado por temperaturas acima da média no Centro-Sul do Brasil, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste. No Sul, a temperatura  repetida do mês anterior, com alguns dias mais frescos devido à passagem de pulsos de ar frio.

Fonte METSUL

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail