Um perfil no Instagram postou vídeo de um grupo de homens da Cidade de Catanduva (SP) fazendo a saudação nazista ao som de “Amerika”, música do grupo alemão de metal Rammstein. No vídeo, o grupo de homens sorri e repete um gesto, da mesma forma que o bilionário Elon Musk fez na posse de Donald Trump, na segunda-feira (20), com o braço para frente e a mão espalmada. Essa era a saudação usada pelos nazistas na Alemanha sob Adolf Hitler.
O perfil de “humor” Catanduva Humorismo escreveu a seguinte legenda: “Grupo de Catanduvenses fazendo uma saudação não recomendável”.
Nos comentários, houve uma enxurrada de críticas: O estrategista digital Juliano Figueiredo informou que o grupo “já foi denunciado no Ministério Público” junto com os perfis dos participantes. “Têm que responder criminalmente”, afirmou.
O perfil @serranevini comentou: “Que lamentável observar tamanha ignorância. Catanduva merece mais. Diversos segmentos profissionais tê sido tristemente mal representados”.
Seguidores criticam o gesto exibido no vídeo
Veja abaixo outros comentários.
“A ignorância é tão grande q usam camisetas de bandas q condenam td o q eles representam. Seriam expulsos de qualquer show dessas bandas se fizessem coisas desse tipo. Esse gesto é inaceitável em qualquer contexto. Espero q as medidas legais cabíveis sejam rigorosamente tomadas, e q as pessoas com qualquer conexão profissional com essa gente sejam informadas pra decidirem conscientemente se é o tipo de contato q querem pra seus negócios.”
“A falta de cognição da extrema direita é absurda, esses desqueridos seriam os primeiros a serem deportados pelo sistema que enaltecem!!!”
“Que vergonha! Quando isso foi normalizado ao invés de ser tratado como CRIME?
Pelos perfis de Instagram marcados no vídeo é possível saber que Jussemar Roces, que aparece no vídeo sentado entre dois outros, é pediatra. A seu lado, vestindo camisa da banda Kiss, está Dennis Olivio, que é publicitário e se autointitula “mentor de médicos”.
Outros participantes do grupo apagaram o perfil ou trancaram a conta no Instagram.
Relacionados
Batalhão PM que fez cerimônia com cruz em chamas já havia treinado com ‘favela’ como inimigo
9º Baep foi alvo de críticas ao protagonizar treinamento em tapumes com inscrição “favela”. Imagem reforçava criminalização da pobreza
Unidade da PM-SP posta vídeo de policiais com braço em riste e uma cruz em chamas
Imagens publicadas no perfil oficial do 9º Baep remetem à iconografia nazista e da organização supremacista Ku Klux Klan
Jovem é preso com material nazista e conteúdo sexual infantil em SP
Polícia Civil encontrou diversos itens de apologia do nazismo