ICL Notícias

Racistas que atacaram Vinicius Jr. são condenados à prisão na Espanha

É a primeira condenação no país por um caso de racismo no futebol
10/06/2024 | 11h19

A Justiça espanhola tomou uma decisão inédita nesta segunda-feira (10), ao condenar três espanhóis a oito meses de prisão por injúrias racistas contra o jogador brasileiro Vinicius Jr. É a primeira condenação no país por um caso de racismo no futebol.

Vinicius Jr. tem sofrido uma onda de casos de racismo desde que foi jogar no Real Madrid, clube espanhol. Os advogados dos condenados ainda não informaram se vão recorrer da sentença.

Os espanhóis condenados também ficam proibidos de entrar em qualquer estádio de futebol na Espanha durante dois anos. Os três foram identificados entre os torcedores do Valencia que xingaram Vinicius Jr. de “macaco” durante um jogo do time contra o Real Madrid, em maio do ano passado.

Um deles foi identificado pelo próprio Vinicius Jr. ao final do jogo. A polícia encontrou outros dois através de câmeras instaladas no estádio.

“A LaLiga conseguiu a primeira sentença condenatória na Espanha por insultos racistas no futebol”, disse, em comunicado, a LaLiga, a liga espanhola de futebol profissional espanhola que participou com parte na acusação no processo.

Vinicius Jr.

Vinicius Jr.

Casos de racismo contra Vinicius Jr. na Espanha ganharam grande repercussão no ano passado. Foto: reprodução

Os casos de racismo contra Vinicius Jr. na Espanha ganharam grande repercussão no ano passado.

No jogo diante do Valencia, após ser insultado por torcedores, Vini Jr. reclamou imediatamente com o juiz, que interrompeu o jogo. Uma confusão se formou, e um jogador do Valencia deu uma chave de braço em Vinicius Jr., que, ao se desvencilhar, atingiu outro adversário no rosto e foi expulso.

A polícia espanhola chegou a deter torcedores que fizeram os insultos racistas no Mestalla e outros que, meses antes, penduraram pelo pescoço um boneco preto com a camisa de Vinicius Jr. em um viaduto em Madri.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o episódio e cobrou mais ações antirracistas no futebol, e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, também manifestou solidariedade com Vinicius Jr.

Ao voltar ao estádio do Valencia meses depois, Vinicius foi alvo de nova provocação, ao ser comparado com o personagem Pinóquio, conhecido por contar mentiras, em cartazes distribuídos nos arredores do estádio. Vinicius já foi chamado de Pinóquio por parte da imprensa de Valencia após seu depoimento sobre o caso de racismo ocorrido em maio de 2023.

Leia também

Vini Jr. marca dois gols contra o Valencia e comemora com gesto contra racistas

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail