ICL Notícias
Margareth Signorelli

Especialista em Relacionamentos pelo Método Gottman. Pós-graduada em Sexualidade pelo PROSEX- Faculdade de Medicina da USP. Gold Standard e Optimal EFT terapeuta. Autora do livro “Os 4 Pilares para uma vida feliz e saudável com EFT”. Criadora e Idealizadora de cursos de Autoaplicação da Técnica EFT, de Relacionamentos e de Formação de Terapeutas na Técnica EFT.

Você e o Bambu Chinês

“É preciso muita fibra para chegar às alturas e muita flexibilidade para se curvar ao chão”
10/07/2024 | 05h00

Muitas pessoas me procuram, tristes, desacreditadas da vida e de si mesmas, fazendo a seguinte afirmação e pergunta:

— Só conseguirei ser realmente feliz, quando emagrecer, tiver um grande amor, conseguir aquele cargo na empresa entre outros.

— Quando encontrarei alguém para dividir minha vida?

No meu trabalho, o personagem principal é o cliente na busca do seu autoconhecimento, que muitas vezes gosto de comparar com a história tão conhecida do Bambu Chinês. Caso você ainda não tenha ouvido, segue a explicação abaixo.

O Bambu Chinês quando é plantado, adubado, cuidado e aguado no 1º ano praticamente não aparece fora da terra. No 2º ano se continuarem o cuidando da mesma forma, cresce cerca de 5 cm. No 3º, com os mesmos cuidados, crescerá, quando muito, mais 5 cm e isto se repete no 4º ano, se tiver alguém que tenha a mesma dedicação por ele.

A pessoa que o cultiva, se não souber o que está fazendo, pode se frustrar pensando que dedicou cuidados a uma planta que atingiu em 4 anos, poucos centímetros acima da terra. Mas, se olhar suas raízes, verá que nestes anos a planta se tornou profunda e forte, resultando em uma fundação sólida.

No 5º ano, se continuar recebendo os mesmos cuidados, esta planta atingirá até 25 metros de altura.

Comparo o investimento e dedicação ao bambu, ao investimento em você, se conhecendo, procurando crescer cada dia e se tornar alguém melhor. Sua busca, às vezes, pode parecer em vão, fazendo se sentir desmotivado, mas lembre-se que está se desenvolvendo, crescendo e se estruturando como pessoa.

Da mesma forma como o bambu enfrenta tempestades e tormentas sem se abalar, você também, acreditando em si, terá forças para enfrentar tudo que vier em sua direção: opiniões, críticas, julgamentos e momentos difíceis.

“É preciso muita fibra para chegar às alturas e muita flexibilidade para se curvar ao chão”.

E quando um dia, olhar para trás, verá que seu trabalho valeu cada minuto, pois não deposita mais no outro o peso de lhe fazer feliz ou de lhe dar forças para enfrentar a vida.

Você saberá que pode contar e confiar na pessoa que se tornou e que é a mais importante da sua vida — VOCÊ.

Cuide de Você — Invista em Você — Não desista de Você.

Grande abraço,

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail