ICL Notícias

Xico Sá: Decisão do STF pode dificultar publicação de denúncias pela imprensa

O programa repercutiu a recente decisão do STF que estabelece critérios que permitem responsabilizar veículos de imprensa pelas declarações de entrevistado que acuse alguém falsamente pela prática de crime
30 de novembro de 2023

O ICL Notícias- Segunda edição, da última quarta-feira (29), repercutiu a recente decisão do STF que estabelece critérios que permitem responsabilizar veículos de imprensa pelas declarações de entrevistado que acuse alguém falsamente pela prática de crime. Os apresentadores e comentaristas do programa debateram sobre as difculdades que a ação pode criar para denúncias feitas pela imprensa.

O caso que motivou a tese foi uma matéria do Diário de Pernambuco, em 1995, que servirá como jurisprudência. O ex-deputado Ricardo Zarattini Filho, que já morreu, pediu indenização contra o jornal por uma entrevista publicada então.

Segundo o comentarista Xico Sá, que explicou a história da ação judicial, a decisão é ainda “confusa”.

“Essa decisão é muito confusa. Imagina em uma entrevista ao vivo, eu sei que alguma fonte tem alguma bomba, chamo para uma entrevista ao vivo. Eu teria, segundo entedimento do STF, que dar quase um outro lado ao vivo também e teria que fazer uma espécie de checagem”, comentou Xico Sá.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail