ICL Notícias

Zeca Pagodinho ganha estátua em praça de Xerém, distrito de Duque de Caxias

Além da obra em tamanho natural e confeccionada em bronze, vai ser inaugurado o Cantinho do Zeca e a Rua Jessé Gomes da Silva, em homenagem ao pai do cantor e compositor carioca
23/09/2023 | 05h00

Zeca Pagodinho vai virar estátua. E em tamanho real, confeccionada em bronze. A obra será inaugurada hoje em Xerém, distrito de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. Desde 1991, o cantor e compositor escolheu o lugar como refúgio. Em 1999, ele criou o projeto social Instituto Zeca Pagodinho.

A homenagem ao sambista será feita pela Prefeitura de Duque de Caxias. O local escolhido para a estátua é a Praça de Xerém, onde vai ser inaugurado o Cantinho do Zeca. Na ocasião, também haverá a inauguração da Rua Jessé Gomes da Silva, em homenagem ao pai do artista.

“Ele se tornou um ícone do samba e embaixador da cultura da Baixada Fluminense pelo mundo. O bairro da homenagem só poderia ser Xerém, onde Zeca escolheu viver e criar seus filhos, mantendo uma ligação especial com a comunidade e apoiando projetos sociais e culturais na região”, informou a Prefeitura de Duque de Caxias.

Carioca da gema, Jessé Gomes da Silva Filho nasceu em Irajá, em 4 de fevereiro de 1959, e foi criado em Del Castilho. Antes de iniciar a carreira, foi feirante, camelô, office boy, contínuo e anotador de jogo do bicho. Pelos subúrbios, frequentava rodas de samba no Boêmios de Irajá e Cacique de Ramos.

Zeca teve sua primeira música, em parceria com o flautista e partideiro Cláudio Camunguelo, ‘Amargura’, gravada no segundo disco do grupo Fundo de Quintal. O primeiro sucesso veio com Beth Carvalho, com a gravação de ‘Camarão que Dorme a Onda Leva’.

O primeiro disco veio em 1986, com ‘Zeca Pagodinho’, que tinha os sucessos ‘Coração em Desalinho’, ‘Quando Eu Contar (IáIá)’, ‘Judia de Mim’ e ‘Brincadeira tem Hora’. Foram cerca de um milhão de cópias vendidas. Desde então, Zeca Pagodinho sempre esteve na linha de frente do samba brasileiro.

No Carnaval de 2023, Zeca Pagodinho foi homenageado pela Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio, também de Duque de Caxias. O enredo ‘Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar’, dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, conquistou o sexto lugar – a campeã foi a Imperatriz Leopoldinense.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail