ICL Notícias
Sociedade

1º registro artístico de um beijo pode ser pintura rupestre achada no Piauí

Segundo o ICMBio, as pinturas rupestres são 'feitas com pigmentos naturais, como óxidos de ferro e carvão'
30/01/2025 | 15h00
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

(UOL/Folhapress) — Uma publicação na rede social do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) celebrou a possibilidade do primeiro registro artístico de um beijo ter acontecido no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.

A pintura rupestre encontrada é representada por duas pessoas encostando a cabeça uma na outra. E por isso os pesquisadores acreditam ser uma das primeiras representações de um beijo na história da humanidade.

Um dos maiores sítios arqueológicos do mundo, o parque da Serra da Capivara conta com pinturas rupestres datadas em até 50 mil anos atrás. Há registros que vão além da caça e de rituais, como atos sexuais, beijos e abraços.

pintura rupestre

Pinturas rupestres no Piauí

Segundo a nota publicada pelo ICMBio, as pinturas rupestres são “feitas com pigmentos naturais, como óxidos de ferro e carvão”. E elas têm “surpreendente durabilidade graças ao clima seco e às características das rochas areníticas”.

Em 1991, devido ao valor histórico e cultural, o conjunto de registros rupestres foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial. O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 1979 e tem uma área de aproximadamente 130 mil hectares.

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail