(UOL/Folhapress) — Uma publicação na rede social do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) celebrou a possibilidade do primeiro registro artístico de um beijo ter acontecido no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.
A pintura rupestre encontrada é representada por duas pessoas encostando a cabeça uma na outra. E por isso os pesquisadores acreditam ser uma das primeiras representações de um beijo na história da humanidade.
Um dos maiores sítios arqueológicos do mundo, o parque da Serra da Capivara conta com pinturas rupestres datadas em até 50 mil anos atrás. Há registros que vão além da caça e de rituais, como atos sexuais, beijos e abraços.
Pinturas rupestres no Piauí
Segundo a nota publicada pelo ICMBio, as pinturas rupestres são “feitas com pigmentos naturais, como óxidos de ferro e carvão”. E elas têm “surpreendente durabilidade graças ao clima seco e às características das rochas areníticas”.
Em 1991, devido ao valor histórico e cultural, o conjunto de registros rupestres foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial. O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 1979 e tem uma área de aproximadamente 130 mil hectares.
Relacionados
Tragédia ontem, farsa hoje: a história em uma guerra por tarifas
Como eventos e discursos do passado fascista ajudam a compreender as novas formas de autoritarismo e manipulação política nas democracias do século 21
Não é a primeira vez que um ex-presidente e militares são julgados por tentativa de golpe
No contexto da década de 1920, houve perigoso envolvimento militar em revoltas conhecidas como “tenentistas”, que se opuseram à candidatura e depois à presidência do mineiro Arthur Bernardes
Entenda semelhanças e diferenças entre golpe de 64 e tentativa do 8/1
Especialistas reforçam necessidade de reforma nas Forças Armadas