Por Laura Kotscho
Mais de 57 mil imóveis continuam sem energia após o forte temporal que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta quarta-feira (12), segundo a Enel. Toda a cidade ficou em estado de alerta para alagamentos, e as rajadas de vento chegaram a 60 km/h em algumas regiões. A Zona Oeste foi a mais atingida.
A tempestade deixou 1 morto e 3 feridos. A vítima foi o taxista Elton Ferreira de Oliveira, de 43 anos, que morreu após seu carro ser atingido por uma árvore na avenida Senador Queirós, no Centro.
343 árvores caíram em São Paulo
A Prefeitura de São Paulo contabilizou a queda de 343 árvores por toda a cidade, incluindo a terceira árvore mais antiga da capital. Com cerca de 200 anos e 30 metros de altura, a árvore ficava no Largo do Arouche, no Centro.

Poucas horas antes da chuva, a cidade de São Paulo venceu pelo 4° ano seguido o prêmio “Tree Cities of the World”, da Arbor Day Foundation e da ONU (Organização das Nações Unidas) pela “preservação adequada e manejo sustentável de árvores e florestas urbanas”
Moradores sem luz
O estudante de direito Fábio Favaretto,de 18 anos, relatou ter ficado mais de 12 horas sem luz na sua casa, em Perdizes. Ele conta que ficou sem bateria no seu celular e foi para a faculdade, a Pontifícia Universidade Católica (PUC), tentar carregar, mas o local também estava sem energia.
“Fiquei sem energia até as 6 horas da manhã. Foi bem difícil, tive que ir em uma pizzaria que estava com força para carregar meu celular. Quando voltei para casa ainda estava sem energia. Como moro em uma república, ninguém sabia o que fazer. Nem conseguimos tomar banho direito.” relata.
Uma árvore também caiu na rua Caiubi, em Perdizes, onde o estudante mora. Segundo ele, a Prefeitura só resolveu a situação de noite.

Em nota, a Enel diz que trabalha para normalizar o fornecimento de energia dos 57,8 mil clientes que seguem sem luz.