Por Laura Kotscho
Mais de 57 mil imóveis continuam sem energia após o forte temporal que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta quarta-feira (12), segundo a Enel. Toda a cidade ficou em estado de alerta para alagamentos, e as rajadas de vento chegaram a 60 km/h em algumas regiões. A Zona Oeste foi a mais atingida.
A tempestade deixou 1 morto e 3 feridos. A vítima foi o taxista Elton Ferreira de Oliveira, de 43 anos, que morreu após seu carro ser atingido por uma árvore na avenida Senador Queirós, no Centro.
343 árvores caíram em São Paulo
A Prefeitura de São Paulo contabilizou a queda de 343 árvores por toda a cidade, incluindo a terceira árvore mais antiga da capital. Com cerca de 200 anos e 30 metros de altura, a árvore ficava no Largo do Arouche, no Centro.

Tempestade de ontem derrubou um chichá, uma das árvores mais antigas da cidade, que ficava no Largo do Arouche (Foto: Reprodução)
Poucas horas antes da chuva, a cidade de São Paulo venceu pelo 4° ano seguido o prêmio “Tree Cities of the World”, da Arbor Day Foundation e da ONU (Organização das Nações Unidas) pela “preservação adequada e manejo sustentável de árvores e florestas urbanas”
Moradores sem luz
O estudante de direito Fábio Favaretto,de 18 anos, relatou ter ficado mais de 12 horas sem luz na sua casa, em Perdizes. Ele conta que ficou sem bateria no seu celular e foi para a faculdade, a Pontifícia Universidade Católica (PUC), tentar carregar, mas o local também estava sem energia.
“Fiquei sem energia até as 6 horas da manhã. Foi bem difícil, tive que ir em uma pizzaria que estava com força para carregar meu celular. Quando voltei para casa ainda estava sem energia. Como moro em uma república, ninguém sabia o que fazer. Nem conseguimos tomar banho direito.” relata.
Uma árvore também caiu na rua Caiubi, em Perdizes, onde o estudante mora. Segundo ele, a Prefeitura só resolveu a situação de noite.

Árvore caiu na rua Caiubi, em Perdizes, após fortes chuvas em São Paulo. (Foto: Arquivo Pessoal)
Em nota, a Enel diz que trabalha para normalizar o fornecimento de energia dos 57,8 mil clientes que seguem sem luz.
Relacionados
Semana começa com chuvas intensas em diversas regiões do Brasil
Instabilidade no tempo exige atenção, especialmente no setor agropecuário
Promotoria entra com ação para que Tarcísio recomponha quadro de professores em SP
Promotoria defende que o governo tem burlado a contratação por meio de concurso público e passou a preencher os quadros da educação com profissionais temporários
Escolas querem abolir pagamento a professor por prova a alunos com deficiência
Representantes de colégios particulares de SP dizem que atividade não exige grande esforço e encareceu operação