O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai permitir, em breve, que segurados façam a solicitação do benefício por incapacidade temporária (o antigo auxílio-doença) e a entrega do atestado médico em agências dos Correios.
A medida faz parte da estratégia do órgão de ampliar o uso do Atestmed, sistema online que dispensa a perícia presencial. A informação é da Folha de São Paulo.
Com a utilização das agências dos Correios, o governo busca aumentar a capilaridade. O INSS tem cerca de 1.600 agências em todo o país, enquanto os Correios têm cerca de 11 mil unidades, das quais quase 7.000 são agências próprias.
Segundo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, o objetivo é conceder 100% dos benefícios por incapacidade por meio do Atestmed até 30 de abril. A partir do dia 18 de março, os testes devem começar com um piloto em Fortaleza. A ideia é, com o tempo, expandir para nível nacional.
Assim, o segurado poderá ir direto à agência dos Correios, onde um funcionário fará o pedido e digitalizará o atestado médico. A ideia é que o atendimento não precise de agendamento prévio.
O segurado também pode optar por solicitar o benefício por meio da central telefônica 135 e ir à agência dos Correios apenas para apresentar o atestado médico para complementar a solicitação.
50% dos pedidos de auxílio-doença em dezembro utilizaram o Atestmed

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
A medida, na prática, vai acabar com a possibilidade de um segurado requerer exame médico presencial para casos de incapacidade temporária. A ideia do governo é liberar a força de trabalho dos peritos para outras análises. O Atestmed, alega o Executivo, permitiria uma economia de recursos.
O sistema permite fazer a solicitação pelo aplicativo ou site Meu INSS e apresentar o atestado médico em formato digital, sem sair de casa. O INSS faz a análise de conformidade dos documentos e, se estiver tudo certo, concede o benefício.
O Atestmed, no ano passado, foi utilizado em 30% a 40% dos requerimentos de benefício por incapacidade temporária. Em dezembro, esse percentual chegou a quase 50%. A informação foi dada pelo presidente do INSS.
Relacionados
Presidente do INSS afirma que ressarcimento será feito diretamente pelo benefício
Gilberto Waller Júnior em entrevista que valores serão depositados na mesma conta usada para o pagamento da aposentadoria
INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude
Proposta foi discutida em reunião com advogados da União nesta sexta
CGU também identificou falhas no crédito consignado e notificou INSS em 2023
Auditoria aponta contratos com juros acima do teto, falta de fiscalização, risco a aposentados e prejuízo à transparência pública