O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), está lançando, em parceria com Victor Godoy, ex-ministro da Educação de Jair Bolsonaro, um instituto centrado em cursos e eventos sobre gestão e governança para os setores público e privado. A instituição vai se chamar Iter — caminho, em Latim.
De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o Iter está em fase de implantação e a sede deverá ficar na cidade de São Paulo. A expectativa de abertura do instituto é em maio.
MENDONÇA: PALESTRANTE
O Iter, no entanto, realizou na semana passada um curso-piloto gratuito para a Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura de São Paulo (SP). Cerca de 40 oficiais da Guarda Civil Metropolitana participaram das aulas, que contou com palestra de encerramento ministrada pelo próprio André Mendonça — o ministro será palestrante do instituto.
CEO do Iter, Victor Godoy assumiu o Ministério da Educação em março de 2022, após o antecessor, ministro Milton Ribeiro, ter sido derrubado por acusações de favorecimento de pastores.
“Um instituto focado em governança, oferecendo capacitação para diversas áreas, era um sonho antigo nosso”, disse Godoy.
NOS PASSOS DE GILMAR MENDES
O ministro André Mendonça segue os passos de Gilmar Mendes, também do STF, que é sócio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Fundado em 1998, o IDP oferece cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Direito, Administração Pública e Economia, além de promover eventos anuais em Lisboa.
Pelo entendimento do STF, não há qualquer incompatibilidade entre a função de ministro e a participação em institutos de educação.
Deixe um comentário