Larry Johnson foi agente da CIA. Diante da fuga de Flávio Bolsonaro, o americano tenta decifrar como a viagem teria sido organizada. Para ele, há um padrão claro do envolvimento americano, como já foi revelado pela imprensa americana. Mas ele vai além e questiona a velocidade da operação, os locais escolhidos para o pouso, a aeronave e até mesmo as conexões entre os envolvidos.
Em sua página sonar21, ele traça o roteiro do senador brasileiro. Johnson, além de ex-oficial da CIA e analista de inteligência, atuou também como planejador e consultor no Escritório de Contraterrorismo do Departamento de Estado dos EUA. Como prestador de serviços independente, ele deu treinamentos sobre Operações Especiais das Forças Armadas dos EUA durante 24 anos.
O ICL Notícias reproduz a análise do ex-integrante da CIA e suas revelações sobre os locais usados para receber o senador
“Existe um certo tipo de itinerário de viagem que se aprende a reconhecer após uma carreira no setor de inteligência. Um político sob investigação criminal, a quem a Suprema Corte de seu país ordenou a entrega do passaporte, atravessa uma fronteira durante a noite. Em quarenta minutos, ele já está a bordo de um jato particular com um histórico de propriedade bastante peculiar. A aeronave evita o espaço aéreo de seu país de origem, reabastece em um terceiro país e pousa em um aeródromo em Miami — um local com um passado longo e notório. Quando alguém em Brasília termina de redigir um comunicado à imprensa, ele já está na Flórida, ostentando um novo status imigratório e prometendo liderar sua nação a partir do exílio.
Foi exatamente isso que aconteceu esta semana com Flávio Bolsonaro, o senador brasileiro e candidato à presidência que perdeu o segundo turno das eleições no domingo para Lula. E, se você acha que isso não passa de uma viagem de férias em família que saiu do controle, tenho um jato Gulfstream para lhe vender. Ele já teve seis registros diferentes.
O que diz o New York Times
Vamos começar pelo que consta nos registros oficiais.
Na quinta-feira, o New York Times noticiou — citando autoridades americanas e uma pessoa a par da logística — que o presidente Trump e seus assessores ajudaram Flávio a deixar o Brasil e entrar nos Estados Unidos.
O jato particular teria sido providenciado por Jason Miller, estrategista político de Trump que, atualmente, atua como funcionário especial do governo na Casa Branca. Miller não quis comentar o assunto.
Eduardo, irmão de Flávio — que já reside no Texas graças a um processo acelerado de obtenção de *green card* —, manteve contato com ele.
O jornal brasileiro Folha de S.Paulo acrescenta que o secretário de Estado Marco Rubio esteve envolvido no episódio.
Flávio, sua esposa e suas duas filhas cruzaram a fronteira com a Argentina por via terrestre na noite de terça-feira. O ministro Alexandre de Moraes havia determinado a entrega de seus passaportes no âmbito de uma investigação sobre lavagem de dinheiro; o Brasil havia cancelado seus documentos de viagem e proibido sua saída do país. A ordem, ao que parece, serviu apenas como uma sugestão. A família embarcou em um Gulfstream G400, de matrícula LV-JQW, operado pela empresa argentina de fretamento aéreo Baires Fly, fez uma parada para reabastecimento em Guayaquil, no Equador, e pousou no aeroporto Opa-locka, em Miami, na manhã de quarta-feira.
Agentes de fronteira dos EUA permitiram a entrada deles sob um regime de “parole” (autorização especial de permanência) — um status normalmente reservado para casos humanitários urgentes ou situações que tragam um benefício público significativo.
Segundo relatos, Flávio apresentou um passaporte diplomático vencido.
Fala-se que um “green card” (visto de residência permanente) estaria sendo providenciado por meio de um trâmite acelerado. A explicação de Trump: “Nós demos a ele uma autorização para entrar no país; veremos o que acontece”.
A reportagem do *The Times* afirma que a Casa Branca esteve por trás disso. Tudo bem. Mas o departamento de comunicação da Casa Branca, via de regra, não organiza operações de retirada de pessoas atravessando três países em 48 horas. Outra entidade sabe como fazer esse tipo de coisa.
O que a minha experiência me diz
Quero ser claro sobre o que vem a seguir. O *The Times* não menciona um possível papel da CIA, e ninguém apresentou qualquer documento que o comprove. O que posso dizer é como essa operação parece aos olhos de alguém que passou anos observando o *modus operandi* da agência. E ela parece bastante familiar.
Comecemos pela rapidez. Flávio perdeu o segundo turno das eleições em 25 de outubro. A ordem referente ao passaporte foi emitida. Na segunda-feira, o plano já estava em andamento e, na manhã de quarta-feira, ele já estava em Miami. Transportar uma família através de uma fronteira internacional durante a noite, coordenar uma aeronave fretada no exterior, organizar uma escala para reabastecimento em um terceiro país, traçar uma rota que evite o espaço aéreo brasileiro e garantir que agentes de imigração dos EUA estejam a postos, prontos para conceder uma autorização especial de entrada no momento da chegada — nada disso é algo que se improvisa entre um tuíte e outro de uma campanha eleitoral.
Isso exige pessoas que já se conhecem, que confiam umas nas outras e que já possuem os números de telefone umas das outras. Pela minha experiência, uma articulação tão rápida entre a agência e uma figura política estrangeira sugere fortemente uma relação que antecede a situação de emergência. Não se faz um novo amigo na segunda-feira para, na quarta-feira, trazê-lo de avião a Miami.
Observe, então, o que aconteceu em solo argentino. Segundo o jornal *Página/12* e outros veículos da Argentina, a família cruzou a fronteira em uma van escoltada por um veículo da polícia argentina; além disso, agentes da Polícia de Segurança Aeroportuária da Argentina foram vistos saindo do local logo em seguida. Agentes da SIDE — a secretaria de inteligência da Argentina — teriam sido notados no aeroporto de Iguazú na segunda-feira; foi isso, inclusive, que alertou os funcionários do aeroporto de que algo fora do comum estava acontecendo. O governo de Milei inicialmente negou que Flávio tivesse entrado no país, confirmando o fato apenas depois que Trump disse publicamente ter ouvido dizer que Flávio estava na Argentina. Serviços de ligação não costumam aparecer em um aeroporto provincial no meio da noite para um voo fretado comercial.
A aeronave
Agora, a aeronave. Dediquei um tempo, esta semana, a rastrear o histórico da matrícula LV-JQW; ele funciona como um estudo de caso sobre como uma aeronave acumula um passado relevante.
Trata-se de um Gulfstream, número de série 1524, fabricado em 2004. Ao longo de sua trajetória, ostentou seis matrículas diferentes. Começou como N524GA, ainda na fábrica; depois, passou uma década sob a matrícula N522AC, operado por uma empresa de leasing e, posteriormente, por uma LLC chamada Alanza Acquisitions. Em 2014, foi registrado brevemente como N522AG e, na sequência, passou a ser gerido por uma fiduciária, a Aerownership North American Services — um tipo de arranjo utilizado para manter uma aeronave em nome de um proprietário que prefere não figurar na documentação oficial. Em seguida, foi para o México, sob a matrícula XA-CHG. Em 2020, retornou à Gulfstream, em Savannah, como N152GA; seis meses depois, foi exportado para a Argentina, passando a ostentar a matrícula LV-JQW, sob a propriedade da Baires Fly.
A Baires Fly, por sua vez, atende à elite argentina. Entre seus clientes, figuram o presidente Milei e os ex-presidentes Macri e Fernández. Em dezembro passado, segundo o jornal Clarín, o presidente da Associação do Futebol Argentino utilizou justamente este jato para viajar ao sorteio da Copa do Mundo, em Washington. Além disso, no âmbito do caso de corrupção envolvendo a ANDIS — agência nacional argentina voltada a pessoas com deficiência —, um procurador federal apontou a Baires Fly como um dos polos de lavagem de dinheiro desviado do órgão. A empresa não foi formalmente acusada, e o empresário a ela vinculado nega qualquer irregularidade. No último ano, a aeronave realizou cerca de 290 trechos de voo; Fort Lauderdale foi o destino estrangeiro mais frequente, com 91 trechos, enquanto 43 trechos tiveram o Brasil como destino ou escala.
Permitam-me retomar meu antigo papel. Uma aeronave que passou por uma cadeia de empresas (LLCs) e um administrador fiduciário, que voou sob as bandeiras de três países, que pertence a uma operadora de fretamento em que presidentes de todo o espectro político confiam, que transita constantemente entre a América do Sul e o sul da Flórida e que possui uma rota bem estabelecida ao redor do espaço aéreo brasileiro: esse é exatamente o perfil de uma aeronave que a agência [de inteligência] gostaria de utilizar ou à qual gostaria de ter acesso. O aspecto interessante é que nada disso é incomum para um jato pertencente a uma pessoa rica. Toda aeronave executiva está vinculada a uma LLC. É justamente isso que a torna um disfarce tão eficaz. As aeronaves usadas para operações encobertas mais eficientes são, justamente, aquelas que não parecem estar sendo usadas para tal fim; elas se assemelham a qualquer aeronave de fretamento comum.
Não estou afirmando que posso provar que a aeronave LV-JQW é um recurso da CIA, nem que a Baires Fly sabia de algo além da reserva do voo. O que digo é que, se alguém planejasse criar uma aeronave que permitisse negar qualquer envolvimento — ideal para uma retirada discreta do Cone Sul —, o resultado seria muito parecido com esta.
Bem-vindo de volta a Opa-locka
E há, ainda, a questão de onde ela pousou. De todos os aeroportos no sul da Flórida, o jato de Flávio escolheu Opa-locka.
Para os leitores jovens demais para se lembrar: a antiga base aeronaval de Opa-locka foi o local a partir do qual a CIA coordenou a logística para o golpe de 1954 na Guatemala.
Foi lá que exilados cubanos foram selecionados para a invasão da Baía dos Porcos.
O local abrigou operações contra Castro durante a “Operação Mongoose” (Operação Mangusto) e apareceu nas investigações do Comitê Kerry sobre a rede de suprimentos dos “Contras” na década de 1980.
Hoje, trata-se de um aeroporto executivo do condado, e as antigas instalações da agência já não existem mais. Talvez tenha sido apenas a pista mais conveniente. Mas, nesse meio, aprende-se a não acreditar em coincidências em excesso.
A verdadeira questão
Nada disso deveria surpreender ninguém. A família Bolsonaro passou anos cortejando a direita americana. Eduardo vive no Texas desde 2025 e atuou em Washington defendendo a imposição de sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal do Brasil. A administração Trump nunca escondeu sua hostilidade em relação a Lula, nem seu desejo de construir um “Escudo das Américas” composto por governos aliados. Trump classificou a eleição de domingo como “mais uma eleição fraudada”, sem apresentar sequer uma prova. Lula descreveu a fuga de Flávio como um “ato vergonhoso”.
A pergunta que o Congresso deveria fazer é simples: quando a Casa Branca decidiu ajudar um político estrangeiro a escapar da justiça de seu próprio país, quem executou a operação? Jason Miller é um profissional de comunicação. O Departamento de Estado pode emitir uma autorização especial.
Mas alguém coordenou uma travessia de fronteira durante a noite, uma aeronave fretada, uma escala para reabastecimento no Equador e uma autorização de entrada excepcional na chegada — tudo isso em cerca de dois dias, sem um único deslize público. Isso não é uma operação política. Isso é trabalho de inteligência.
Se a CIA esteve envolvida, o povo americano tem o direito de saber, pois isso significa que a agência voltou a atuar na escolha de vencedores e perdedores na política latino-americana — a mesma prática que resultou nos episódios da Guatemala, do Chile e da Baía dos Porcos. Se não esteve, então a Casa Branca aparentemente criou seu próprio serviço privado de extração, o que é ainda pior. De qualquer forma, Flávio Bolsonaro está confortavelmente instalado na Flórida, autoproclamando-se líder do Brasil, enquanto o homem que o derrotou nas urnas ouve, da boca do próprio Presidente dos Estados Unidos, que a eleição foi fraudada.
Bem-vindos à Doutrina Monroe, edição 2026. O mesmo aeroporto. Um jato melhor.