O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que chuvas intensas vão atingir o Sudeste do Brasil a partir de hoje. Devem ser mais afetados o Rio de Janeiro, a Grande São Paulo, sul de Minas Gerais e Espírito Santo.
As previsões do Inmet indicam “grande perigo” de tempestades, e os acumulados de chuva podem superar os 150 milímetros por dia. Os ventos devem ultrapassar 100 km/h.
As chuvas são consequência da aproximação de uma frente fria que avançou pela Região Sul. Ao longo desta sexta-feira (22) e do sábado (23), a previsão é de que esse sistema atue pelo leste da região Sudeste, causando grandes volumes e transtornos à população.
Nesses locais, os alertas do Inmet se estendem até domingo. Mas há regiões, sobretudo no Rio, onde há previsão de um maior volume de chuva acumulada nos próximos dias, superando inclusive o volume médio de chuva para todo mês em apenas 48 horas.
Rio se prepara para chuvas extremas
Se a previsão do tempo não mudar nas próximas horas, a partir do fim da tarde de hoje o estado do Rio deve enfrentar uma das chuvas mais extremas de sua história. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantém o alerta de risco de deslizamentos, inundações e enxurradas.
A mobilização das autoridades tem sido algo inédito. O prefeito Eduardo Paes decretou ponto facultativo e cancelou as aulas da rede municipal de ensino. Paes recomendou à população que evite se deslocar pela cidade nesta sexta-feira.
Ele afirmou hoje cedo que não foi registrada chuva mais forte na cidade durante a madrugada. O prefeito está acompanhando a situação do Centro de Operações Rio (COR).
“Graças a Deus não tivemos praticamente chuva nenhuma à noite”, disse Paes, que mantém o município em Estágio 2 de atenção desde 23h10 de ontem (21).
São Paulo também em alerta
Segundo o Inmet, em São Paulo também deve chover forte, na capital e região litorânea do estado. Espera-se um volume entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e possível queda de granizo.
Há risco de novas quedas de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
A Marinha também emitiu alerta sobre a frente fria que pode afetar a faixa litorânea de São Paulo.
Há possibilidade de ressaca marítima e ondas de até 3 metros de altura do norte de Santos (SP) ao sul de Arraial do Cabo (RJ), entre a tarde desta sexta-feira (22) e domingo, informou a Marinha. A temperatura em Santos deve cair, chegando a 22 °C hoje; em Arraial do Cabo, a temperatura deve ficar em 25 °C nesta sexta.
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina também pode chover forte no período. No estado gaúcho, os ventos já alcançaram 142 km/h (na cidade de Cruz Alta), atingiu 123 cidades e deixou cinco pessoas feridas, derrubando árvores e postes em várias cidades.
Previsão: Centro-Oeste
Sob influência dos ventos que sopram do Sul, a Região Centro-Oeste deve ter a formação de nuvens. Boa parte de Goiás e também o leste de Mato Grosso devem ter muita nebulosidade desde o período da manhã, com poucas aberturas de sol e chance de chuva a qualquer momento do dia.
Em Mato Grosso do Sul e em boa parte do oeste de Mato Grosso, as pancadas ocorrem a partir do período da tarde. O cenário se repete em Goiânia, Campo Grande, Cuiabá e no Distrito Federal.
Norte e Nordeste
No litoral do Maranhão e em toda faixa norte da região Nordeste, a umidade estará alta. O litoral de Alagoas, Sergipe, assim como o oeste e sul da Bahia, devem ter chuvas. Em boa parte da região, será mais um dia com períodos com sol, muitas nuvens e pancadas de chuva.
No Norte, dia de sol e calorão em Boa Vista e no centro, norte e leste de Roraima. A maioria das áreas da região Norte tem um dia com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite, que podem ser fortes. A informação é do Climatempo.
Deixe um comentário