ICL Notícias

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) interrompeu a operação no sistema Imunana-Laranjal nesta quarta-feira (3) e está afetando o abastecimento em alguns bairros do Rio de Janeiro e cidades como São Gonçalo, Niterói e Itaboraí, parte de Maricá. A suspensão já completa 30 horas.

De acordo com o G1, a paralisação ocorreu devido à “alteração da qualidade da água bruta (ainda não tratada) no manancial de captação”, conforme comunicado conjunto da Cedae e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Uma equipe de emergência foi enviada para investigar a origem do poluente e as autoridades garantem que não há risco para os consumidores.

“A Cedae e o Inea tranquilizam a população de que não há risco de a substância chegar às residências, porque a captação só será retomada quando a água estiver totalmente adequada para consumo humano”, informou.

Sistema Imunana-Laranjal está parado devido à contaminação. Foto: Divulgação/ Cedade

Não há previsão para o retorno do sistema e a população é orientada a fazer uso consciente da água, adiando atividades não essenciais que demandem grande consumo.

Bairros em Niterói e São Gonçalo já estão sem água

Moradores de São Gonçalo e Niterói relataram dificuldades enfrentadas com o problema de abastecimento. A paralisação afetou as atividades escolares nas duas cidades.

Prefeitura de Niterói pede economia

O prefeito de Niterói Axel Grael pediu, em pronunciamento no Instagram, que os moradores dos bairros afetados façam economia.

“Vamos cuidar para não desperdiçar neste período. Importante que estejamos precavidos e evitemos gastos desnecessários. Continuamos mantendo todos informados através das redes socias da Prefeitura de Niterói.”, afirmou Grael.

LEIA TAMBÉM

Vazamento de poluente suspende água para cidades do estado do Rio

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail