ICL Notícias

Seminário debate segurança pública, direitos humanos e democracia hoje e amanhã em Brasília

Evento reunirá acadêmicos e autoridades públicas do Brasil e do exterior para debater os três temas
06/06/2024 | 14h15

O Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) e o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) realizam, nesta quinta-feira (6) e na sexta-feira (7) um Seminário Internacional sobre Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia.

O evento, nos dois dias, reunirá acadêmicos e autoridades públicas do Brasil e do exterior para debater os três temas. O seminário ocorre na sede do IDP, em Brasília.

No programa, uma palestra do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, sobre o tema “Por uma segurança pública efetiva, legalista e democrática”.

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski

Também participam o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o advogado geral da União (AGU), Jorge Messias.

Ainda nesta quinta-feira, o evento conta com o debate “Um plano de combate às organizações criminosas em atuação no Brasil”, com a presença de nomes como o ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro e o ex-ministro da Defesa e da Segurança Pública, Raul Jungmann.

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e Luiz Eduardo Soares, ex-secretário nacional de Segurança Pública tratam de “Segurança Pública e Direitos Humanos”. O ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante do Exército, Tomás Paiva, participam de debate sobre a segurança das fronteiras.

Nesta quinta, o seminário ainda conta com nomes como o da ex-ministra Kátia Abreu, da ministra Esther Dweck, Márcia Tiburi, o ex-primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, o Pastor Henrique Vieira e João Paulo Rodrigues, coordenador do MST.

Programação do seminário na sexta-feira (7)

Já na sexta-feira (7), o seminário terá debates sobre temas como “o papel da Polícia Federal”, que terá participação do diretor-geral da PF, Andrei Passos. As milícias também serão debatidas, com o ex-deputado Marcelo Freixo e o jornalista Bruno Paes Manso. O papel das polícias civil e militar também será tema de debates.

O frade, jornalista e escritor Frei Betto falará sobre o “cárcere e a dignidade humana”. O ministro Gilmar Mendes fará uma palestra sobre o “encarceramento sem sentença”. O evento terá a participação do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), do Preto Zezé e será encerrado pelos ex-ministros Kátia Abreu e Tarso Genro.

O evento terá a participação do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP). Foto: Câmara dos Deputados

Clique aqui e veja a programação completa.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail