O tempo frio típico do inverno enfim vai chegar a maior parte do Brasil. A previsão do tempo do Climatempo aponta que a chegada de uma forte frente fria neste final de semana deve provocar uma queda brusca da temperatura em várias regiões do país, especialmente no Sul.
O fenômeno provocará a primeira queda acentuada de temperatura do inverno de 2024, com frio intenso em São Paulo e no Rio De Janeiro. Em Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, as temperaturas também estarão em queda e a massa de ar frio pode causar friagem na Região Norte.
Previsão do tempo: onda de frio
A onda de frio causada pela passagem da frente fria vai durar de 28 de junho até 2 de julho de 2024.
Há possibilidade de geada entre o centro-sul e leste do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul. Temperaturas negativas, de até -8°C, poderão ocorrer nas áreas mais elevadas da serra gaúcha e catarinense. O sul do Mato Grosso do Sul também pode ter geada.
Entre o sul do Mato Grosso e a faixa leste do estado de São Paulo, as temperaturas ficarão reduzidas, abaixo da normalidade para este período. entre a faixa leste do Acre e o sul do Espírito Santo, as temperaturas também ficarão reduzidas em comparação aos últimos dias.
Fim do veranico
Essa onda de frio vai quebrar o ciclo de dias quentes que se instalou no Brasil desde 5 de maio, durando até 24 de junho.
O mês de junho foi de calor na maior parte do país. São Paulo teve um calor histórico na tarde de domingo, 16 de junho de 2024, com uma temperatura máxima de 28,8°C, igualando a marca de 8 de junho de 1992, a maior temperatura em um dia de junho na capital paulista desde pelo menos 1961.
A tarde de sexta-feira, 14 de junho de 2024, foi a mais quente em Porto Alegre para um dia de junho desde pelo menos desde 1997, com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrando 32,4°C de temperatura máxima.
Deixe um comentário