O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar a partir da próxima quinta-feira (25) aposentadorias, pensões e demais benefícios do mês. Os moradores do Rio Grande do Sul que vivem nas cidades atingidas pelas chuvas seguem recebendo o pagamento antecipado no primeiro dia do calendário.
O calendário começa a liberar pagamentos primeiro para cidadãos com renda previdenciária de até um salário mínimo, de R$ 1.412 em 2024. Depois, são pagos os benefícios maiores, acima do mínimo até o teto previdenciário.
As datas de pagamento seguem o número final do benefício, sem considerar o dígito verificador. Os benefícios serão pagos de 25 de julho a 7 de agosto.
Veja o calendário do INSS
Até 1 salário mínimo:
- Final 1: 25 de julho.
- Final 2: 25 de junho.
- Final 3: 29 de julho.
- Final 4: 30 de julho.
- Final 5: 31 de julho.
- Final 6: 1 de agosto.
- Final 7: 2 de agosto.
- Final 8: 5 de agosto.
- Final 9: 6 de agosto.
- Final 0: 7 de agosto.
Acima de 1 salário mínimo
- Finais 1 e 6: 1 de agosto.
- Finais 2 e 7: 2 de agosto.
- Finais 3 e 8: 5 de agosto.
- Finais 4 e 9: 6 de agosto.
- Finais 5 e 0: 7 de agosto.
Quem tem direito?
Todos os segurados que recebem um benefício previdenciário têm direito ao pagamento, na data estipulada pelo calendário anual do instituto.
Como consultar o valor?
Os valores dos benefícios podem ser consultados no site Meu INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS.
O beneficiário também pode, caso não tenha acesso à internet, ligar para a Central 135. Será preciso informar o número do CPF e confirmar informações cadastrais para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Passo a passo
Pela internet, é possível conferir se está tudo correto com os valores do benefício do INSS ou com a data, além de checar em qual banco é feito o pagamento do benefício.
- Acesse o Meu INSS com o login e a senha.
- Clique na opção “Extrato de Pagamento”.
- Clique no mês desejado.
- Se desejar imprimir, clique em “Baixar PDF”.
Para correntistas do Banco do Brasil e da Caixa também é possível usar os serviços de home banking acessando a opção:
- “Previdência Social”, para o Banco do Brasil.
- “Extrato Previdenciário”, na Caixa.
SAIBA MAIS:
INSS orienta segurados a utilizarem serviços digitais durante greve
Deixe um comentário