O ICL Notícias é o veículo mais confiável do Brasil. Essa é a conclusão da pesquisa “Como o Brasileiro se Informa”, desenvolvida pela Fundamento Análises, empresa especializada em Business Intelligence, em colaboração com a Associação Nacional de Editores de Revistas e do Instituto Palavra Aberta. O resultado foi apresentado em um evento realizado nesta quarta-feira (7) na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo.
De acordo com a pesquisa, 11% dos 1.321 entrevistados responderam que o ICL Notícias é o primeiro veículo que vem à cabeça quando pensam em fonte confiável de informações. Em seguida aparecem Globo (8%), G1 (6%), UOL (6%) e Revista Oeste (5%). Foram citados 129 diferentes veículos de comunicação.
O ICL Notícias nasceu como um canal no YouTube que transmite de segunda a sexta informações factuais, entrevistas e análises com renomados jornalistas brasileiros. A marca do veículo é independência total — para alcançar esse objetivo, não tem patrocínio de nenhum tipo, seja direto ou por monetização do YouTube. Há nove meses, foi criado o portal ICL Notícias, com informações que seguem a mesma linha, com críticas a setores que a mídia tradicional não costuma questionar, como os grandes conglomerados financeiros. As redes sociais transmitem as informações mais relevantes dos dois formatos, em vídeo e escrito.
Quando questionados especificamente sobre qual jornal, canal de TV, rádio, portal de notícias, site ou rede social é a principal fonte de notícias jornalísticas, o ICL Notícias aparece na ponta, empatado com o UOL, ambos com 9%. Em seguida surgem GloboNews (7%), Globo (7%) e G1 (6%).
Pesquisa
Realizada entre 5 de junho e 4 de julho, a pesquisa ouviu 1.321 pessoas acima de 18 anos contemplando todas as regiões do país, gêneros, grau de escolaridade, classe econômica e situação de trabalho.
Metodologia
Foi utilizada metodologia quantitativa com preenchimento online em plataforma automatizada. Para o levantamento, também foi adotado questionário incluindo perguntas fechadas de múltipla escolha e abertas para menções espontâneas.
A amostra alcançada tem validade estatística em relação à população atual do Brasil. O índice de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 5%.
Eduardo Moreira comemora
Eduardo Moreira, criador do Instituto Conhecimento Liberta, instituição que abriga o ICL Notícias, comemora o resultado e conta como soube da pesquisa. “Do nada a gente começou a receber um monte de ligação, um monte de e-mail, um monte de mensagens de WhatsApp. Estava sendo apresentado na Escola Superior de Propaganda e Marketing o relatório com o terceiro ano da pesquisa ‘Como o brasileiro se informa’, e, para surpresa de todos nós, como veículo de mídia mais confiável do Brasil, o número um, foi escolhido o ICL Notícias, disparado à frente do segundo colocado, que é a Globo”, diz. “É uma pesquisa avassaladora, que mostra o tamanho que nossa comunidade tomou”.
Deixe um comentário