Por Brasil de Fato
A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22) mostrou que o apresentador de TV e deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) lidera com folga as intenções de voto para a Prefeitura de Belo Horizonte, com 27%.
Segundo o levantamento, cinco candidatos estão empatados tecnicamente no segundo lugar: o senador licenciado Carlos Viana (Podemos), com 12%, o deputado estadual Bruno Engler (PL), que é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a deputada federal Duda Salabert (PDT) e o atual prefeito da cidade, Fuad Noman (PSD), com cerca de 10% cada, e o candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado federal Rogério Correia (PT), com 7% das intenções de voto.
Na sequência, aparecem o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (MDB), que pontua 3%, e Wanderson Rocha (PSTU), com 1%. Já Lourdes Francisco (PCO) e Indira Xavier (UP) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções. 10% dos ouvidos disseram que vão votar em branco ou nulo, enquanto 9% não souberam ou não quiseram responder.
Tramonte lidera na espontânea
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Tramonte também segue na liderança, com 8%. Engler aparece em segundo lugar, com 5%. Salabert, Correia e Noman aparecem com 4% cada. Vianna e Gabriel foram citados por 1% dos entrevistados. Nesta mobilidade de levantamento, 64% não souberam responder e 6% indicaram voto branco ou nulo.
A pesquisa também investigou o nível de desconhecimento dos candidatos. O atual prefeito, Fuad Noman, é desconhecido por cerca de 41% dos eleitores, Duda Salabert para 42% e Rogério Correia para 43%. Os candidatos mais conhecidos pelos eleitoral são Mauro Tramonte, que apresenta uma taxa de desconhecimento de apenas 10%, e o senador Carlos Viana, que é conhecido por cerca de 85% dos entrevistados.

O prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição pelo PSD, Fuad Noman (Foto: Rodrigo Clemente/Prefeitura BH)
Atual prefeito é candidato a reeleição
O Datafolha perguntou aos entrevistados sobre a avaliação da gestão Fuad à frente da Prefeitura de BH. 28% dos eleitores responderam que é boa ou ótima, enquanto a avaliação ruim ou péssima ficou em 21%, e 45% consideram a gestão regular. 5% não quiseram opinar.
Os eleitores também foram questionados sobre o desempenho do prefeito em relação às suas expectativas. 64% responderam que Fuad fez menos do que o esperado, enquanto 19% disseram que o trabalho do prefeito está dentro das expectativas, e apenas 9% afirmaram que está acima do esperado, a mesma porcentagem dos que não quiseram opinar.
A pesquisa Datafollha foi realizada nos dias 20 e 21 de agosto e ouviu 910 pessoas na capital mineira. A margem de erro é de três pontos percentuais, para cima ou para baixo, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de São Paulo e pela TV Globo.
SAIBA MAIS:
Datafolha: Paes lidera no Rio com 56%, contra 9% de Ramagem e 7% de Tarcísio Motta
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Três pessoas estão na UTI após comerem torta supostamente envenenada de padaria em BH
Dono do estabelecimento diz que alimento foi produzido por funcionário temporário e que não tem o contato dele
Prefeito de BH, Fuad Noman, sofre parada cardiorrespiratória e está em estado grave
Prefeito está afastado há 82 dias; Ele foi diagnosticado com linfoma em julho de 2024
Um recorte racial do resultado das eleições de 2024
Segundo turno das eleições municipais de 2024 confirmou que as negras e os negros brasileiros continuam subrepresentados na política